Acostumado a participar de festivais e oficinas como aluno, o guitarrista Samuca Chiodini, de Jaraguá do Sul, será palestrante do primeiro Encontro da Guitarra Catarinense nesta quinta-feira, 26, em Itajaí.

A inversão de papeis, como ele mesmo define, é um passo importante para a carreira do músico. “Vou conseguir levar o nome da minha cidade para fora daqui e representar os ótimos guitarristas da região”, declara Chiodini.

Além deste projeto, Chiodini é produtor do canal no Youtube Varanda Jazz, em parceria com outros músicos. Uma temporada com 16 episódios de vídeo aulas e clipes já foi produzida. O guitarrista também conta que está participando de um projeto de música instrumental em trio com os colegas Lucas Baumer e Pablo Varela, chamado de “Os demônios do Goulash”.

Guitarrista Samuca Chiodini, de Jaraguá do Sul, será palestrante do primeiro Encontro da Guitarra Catarinense | Foto Rafael Verch/OCP

O material deve ser lançado aos poucos no canal do próprio Chiodini no Youtube. O carro chefe do jaraguaense continua sendo as aulas em domicílio, além das ministradas por Chiodini no projeto Música Para Todos e no Centro Educacional Loni Emmendoerfer.

É desta forma que ele tenta driblar o cenário local pouco favorável para a música instrumental, com parcerias e projetos paralelos. “Temos esperança que vai melhorar com a retomada da economia, pois ela impulsiona os outros setores consequentemente”, aponta Chiodini.

O evento acontece até dezembro deste ano, oferecendo dez workshops gratuitos com músicos regionais. Ao todo, serão 50 vagas disponíveis para cada oficina.

As inscrições antecipadas devem ser feitas pelo e-mail escolaartesonora@gmail.com ou através de um formulário disponível no Facebook da Escola de Música Arte Sonora. Os encontros ocorrem a partir das 19h30, no auditório da Escola de Música Arte Sonora, em Itajaí.