Primeiro dia de renovação da carteira de identidade tem poucas filas em Jaraguá

Por: OCP News Jaraguá do Sul

04/04/2017 - 06:04 - Atualizada em: 04/04/2017 - 16:54

Com horário agendado e todos os documentos em mãos, o motorista Elcio Carlos Rodrigues, 55 anos, não teve muitas preocupações na hora de renovar a carteira de identidade, na segunda-feira (3), em Jaraguá do Sul. Apesar do susto inicial de ter que enfrentar uma grande fila para isso, velha conhecida de quem precisa desse atendimento na Delegacia Regional, ele se despreocupou assim que soube do agendamento online. Em poucos cliques, garantiu a vaga e, na sequência, foi atendido tranquilamente e já aguarda o documento, que deve ficar pronto em 15 dias.

O agendamento eletrônico começou a funcionar nesta semana e deve ser feito no site, para atendimento no Setor de Identificação Civil da Delegacia Regional em Jaraguá do Sul. A iniciativa, com o objetivo de otimizar o atendimento no local e reduzir as filas, já começou a surtir efeito.

Logo cedo, o atendimento seguiu tranquilamente. “Foi muito rápido e bem melhor do que encarar uma fila. Só aguardei o horário marcado e já fui atendido”, afirma o motorista.

A medida também foi aprovada pela aposentada Eloir Maria Soares, 68 anos, que contou com a ajuda de uma colega para fazer o agendamento pela internet. “Cheguei aqui, apresentei a documentação e aguardei ser chamada no horário agendado, sem ter que esperar muito”, conta.

atendimento RG carteira identidade agendado - em (1)-2

Atendimento após agendamento flui tranquilamente na Delegacia Regional de Jaraguá do Sul | Foto: Eduardo Montecino

Diariamente, 60 vagas são disponibilizadas pelo sistema para atendimento. De acordo com o auxiliar criminalístico do IGP, Paulo Roberto Gaudêncio, o agendamento online melhora o trabalho dos atendentes e, consequentemente, o atendimento às pessoas. Antes, os funcionários levavam cerca de 40 minutos somente para organizar filas e entregar senhas, o que agora não será mais preciso.

“Hoje, tivemos um comparecimento de 80% das pessoas que agendaram, apesar de ainda ter algumas que agendaram e não vieram, esse índice diminuiu porque as pessoas se motivam mais a vir, pois têm o horário agendado conforme sua disponibilidade”, conta.

Em uma pesquisa interna feita com os usuários do novo sistema, Gaudêncio garante que a aceitação foi total. “A pessoa chega aqui e é atendida conforme o horário, sem precisar vir mais cedo ou encarar fila. Ainda há a conferência anterior da documentação, para ver se está tudo de acordo, mas agora a movimentação é bem tranquila”, diz. “Aos nossos olhos, esse agendamento online só tende a dar certo”, completa.

Gaudêncio orienta que a pessoa que agendar horário, mas não puder comparecer, cancele pela internet a solicitação com pelo menos 24 horas de antecedência para dar vaga para outra pessoa.

Além disso, quem não tiver acesso à internet em casa e nem pelo celular, também pode agendar o atendimento na Delegacia. Após às 11 horas, os atendentes podem fazer o agendamento para quem precisa.

Como funciona?

Para emitir ou renovar a Carteira de Identidade é preciso acessar o site para agendar o atendimento. O site mostra o calendário de datas disponíveis e horários, que devem ser selecionados conforme preferência da pessoa e disponibilidade de vagas.

O sistema de agendamento disponibiliza 60 horários diários, divididos nos períodos manhã e tarde, das 8h às 11h e das 14h às 17 horas.

Após o agendamento, a pessoa deve ir até a Delegacia Regional de Jaraguá do Sul, no Setor de Identificação Civil, com os documentos necessários – a relação está disponível no site – no horário marcado. Com horário agendado, o atendimento dura cerca de 15 minutos e em 15 dias corridos o documento deve ficar pronto.

Por Heloísa Jahn