O primeiro dia de provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), é no próximo domingo, 03, e segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), dos 5,1 milhões de participantes desta edição, cerca de 2,4 milhões nunca fizeram a prova, o que representa cerca de 47% dos inscritos para o Exame em 2019.

O primeiro dia de prova, dia 3 de novembro, é o temor da maioria dos participantes, neste domingo serão aplicadas as 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 questões de Ciências Humanas, além da Redação.

De acordo com o professor de Língua Portuguesa e Redação, Mateus Mariot, não adianta deixar para estudar tudo horas antes da prova. “Faça apenas revisões do que você já estudou, principalmente no dia em que antecede a prova, você tem que estar descansado, pois o ENEM é uma prova muito cansativa para os participantes”, destacou.

No segundo dia de prova, 10 de novembro, serão aplicadas as 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática. Fique atento, as cinco primeiras questões neste dia, são de língua estrangeira, a escolha do idioma é feita no ato da inscrição e não poderá ser alterada na hora da prova.

Recomendações:

Confira na sua inscrição o local da prova, programe-se para chegar com antecedência. Os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.

Leve caneta preta, com tubo transparente.

Águas são permitidas apenas em garrafas transparentes e sem rótulos.

Leia bem as questões e tenha uma boa prova!