Primeira morte por febre amarela em SC reforça necessidade de vacinação em Jaraguá do Sul

Foto Divulgação/Agência Brasil

Por: Elissandro Sutil

29/03/2019 - 05:03

Os casos de febre amarela acenderam o alerta nos últimos meses em todo o país, mas até a manhã desta quinta-feira (28) a gravidade da situação não era tão acentuada.

O alerta agora é máximo: a primeira morte pela doença em Santa Catarina foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. O caso aconteceu em Joinville, no dia 12 de março e teve a confirmação após a conclusão dos exames pela Fundação Oswaldo Cruz.

O paciente de 36 anos foi contaminado no próprio município onde ocorreu a morte, ao o chamado caso autóctone. Antes disso, Santa Catarina só havia registrado contaminação de febre amarela em humanos em 1966.

Na próxima semana, a Vigilância Epidemiológica do Estado estará em Joinville realizando a coleta de vetores e ao município cabe a imunização de todas as pessoas que moram em um raio de 300 metros do provável local de infecção.

A morte preocupa ainda mais Jaraguá do Sul, que está longe de ter toda sua população vacinada e protegida.

De acordo com a supervisora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cristina Kneipp, até o momento 63.260 pessoas foram vacinadas. Porém, ainda restam 47.740 jaraguaenses para serem vacinados. Ana ressalta a importância de procurar uma unidade de saúde.

“Será que o vírus já não está aqui na nossa região? Fica esse ponto de interrogação. Nós torcemos para que não tenhamos casos aqui, mas a única forma de garantir isso é a vacina. A febre amarela é uma doença muito grave e quando ela avança para estágios mais avançados, a chance de óbito é superior a 50%”, salienta.

Kneipp explica ainda que a vacina para febre amarela é dose única, ou seja, só é necessário “tomar” uma vez. “A questão boa dessa vacina é que é uma dose para a vida toda, então, é muito simples para se proteger e é uma dose contra um vetor que muitas vezes é extremamente difícil de combater”, destaca.

Em Jaraguá do Sul, 22 unidades básicas de saúde estão realizando o processo de vacinação. No próximo sábado (30), A Central de Vacinas estará aberta das 7h às 16h, além de pontos comerciais nos quais haverá equipe para realizar a vacinação.

Serviço

  • O quê: Vacinação contra a febre amarela
    Quando: Sábado (30) das 10h às 18 horas nos estabelecimentos comerciais e das 7h às 16h, na Central de Vacinas
    Onde: Estabelecimentos comerciais:  Jaraguá Park Shopping, Supermercado Fort, Giassi, Angeloni (novo) e Cooper da Vila Nova

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?