1ª etapa do Bota Fora deve recolher 30 toneladas em Jaraguá do Sul

Primeiro mutirão de coleta de resíduos passa pelos bairros Amizade e Czerniewicz

Por: Elissandro Sutil

22/05/2018 - 06:05 - Atualizada em: 22/05/2018 - 20:49

Quem passa pelas ruas dos bairros Amizade e Czerniewicz pode estranhar as calçadas cheias de resíduos e “entulhos”, mas é exatamente essa cena que o programa Bota Fora está incentivando.

De acordo com o presidente da Fujama, Normando Zitta, o primeiro final de semana da ação foi um sucesso e, nesta segunda-feira (21), o recolhimento está ocorrendo com rapidez, graças à organização dos moradores.

A estimativa é recolher aproximadamente 30 toneladas de resíduos nestes dois bairros até quinta-feira.

Zitta destaca que a população seguiu corretamente a orientação, separando e dispondo os materiais corretos na calçada para que os caminhões possam recolhê-los com mais agilidade. “A população está bem atenta aos itens que podem ou não serem depositados”, diz.

O presidente da Fujama relembra que não serão recolhidos restos de construção civil, podas de árvore e materiais tóxicos. Entre os resíduos volumosos que serão recolhidos no Bota Fora estão: colchões, sofás, geladeiras, armários, eletrodomésticos.

Ação iniciou no último fim de semana

A ação, que é fruto de uma parceria entre Fujama, Prefeitura, Samae e CDL, iniciou no último fim de semana com equipes espalhadas pelos bairros orientando a população sobre os resíduos que podem ser recolhidos e a maneira mais eficaz de organiza-. O “pontapé” inicial dos trabalhos de recolhimento foi dado às 7h de segunda-feira, em frente à Scar.

Zitta ressalta ainda que, além de orientar a população, as equipes também fazem o papel de fiscalizar o possível recolhimento desses materiais por terceiros que, segundo ele, podem descarta-los de forma irregular posteriormente.

De acordo com o presidente da Fujama, o recolhimento nesta primeira região deve ser concluído entre quarta e quinta-feira e, a rapidez, destaca ele, tem muito a ver com a colaboração da população. “A gente acredita que essa remoção seja concluída até quinta-feira, muito por conta dos equipamentos, da equipe e da organização da população”, enfatiza.

A próxima ação acontece neste final de semana (26 e 27), nos bairros Baependi, Vila Lalau e Centenário.