A primeira edição do Plogging Jaraguá do Sul reuniu, no sábado (7), no Parque Linear Via Verde, pessoas que buscam, por meio de atividades físicas, qualidade de vida com um olhar voltado para o meio ambiente. Iniciativa do programa Jaraguá Mais Saudável, o plogging consiste em recolher o lixo presente nas ruas durante uma caminhada ou corrida. O termo surgiu da junção de duas palavras: plokka up, em sueco, recolher; e running, em inglês, correr.

"A proposta é fazer com que esta cultura faça parte da vida das pessoas, para que desenvolvam um olhar sobre o que é jogado pelas ruas. Ainda são muitos os indivíduos que não destinam o lixo em locais adequados, então vale destacar o tema da reciclagem, compostagem e destinação correta dos resíduos, explica o coordenador de Saúde e Segurança do Sesi, Eron Waltrick.

Foto: Divulgação SECEL Jaraguá do Sul

Enquanto os voluntários recolhiam o lixo no perímetro do parque, a equipe do Clube de Canoagem Kentucky fazia o trabalho de limpeza do rio. O material recolhido foi entregue para a empresa responsável pela coleta seletiva da cidade.

Considerado um esporte, o plogging tem muitos adeptos na Europa e ganha espaço na América Latina e no Brasil.

Foto: Divulgação SECEL Jaraguá do Sul

“Trata-se de uma iniciativa que merece ser enaltecida e terá apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel)", disse a secretária, Natália Lúcia Petry.

Foto: Divulgação SECEL Jaraguá do Sul

Além dos voluntários, a ação contou com o apoio da Fujama, Secel, Clube de Canoagem Kentucky e da iniciativa privada.