Primavera começa nesta quarta-feira (22) na região de Jaraguá do Sul com clima chuvoso

Por: Natália Trentini

22/09/2021 - 06:09 - Atualizada em: 22/09/2021 - 08:04

A Primavera começa oficialmente na tarde desta quarta-feira (22). No entanto, a transição já pôde ser observada nos últimos dias com o aumento gradativo das temperaturas, flores surgindo e árvores brotando.

Em Jaraguá do Sul e região, a estação começa em uma sequência de dias nublados e chuvosos – o que é comum para a época.

Quem percebe a nuance das mudanças no clima é o jardineiro da Prefeitura de Jaraguá do Sul, João Batista de Melo, que atua há 23 anos mantendo os canteiros públicos do município em dia.

Ele atua na manutenção das áreas do pátio do prédio da Prefeitura e também no jardim mais florido do município: o caminho das flores no Parque da Inovação, no bairro Três Rios do Sul, que conta com mais de 40 espécies.

João atua faz 23 anos como jardineiro. Foto Natália Trentini/OCP News

A atividade não era algo que o agradava, conta, mas afirma que passou a perceber como era bom mexer na terra e cuidar das plantas. A profissão exige atenção constante, estar sempre mantendo os canteiros limpos e bem adubados.

Apesar da estação trazer muitas florações e frutificações, a chegada do calor e das chuvas também aumenta a demanda de manutenção.

João conta que existe uma satisfação de ver tudo bonito e bem cuidado, mas ao mesmo tempo vem o sentimento de tristeza ao notar aquelas plantinhas que perdem o vigor e completam seus ciclos de vida.

Tempo de chuvas e temperatura amena

Conforme a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, setembro e outubro fazem a transição do inverno para o verão, com índices de chuva mais elevados.

Foto Natália Trentini/OCP News

“A chuva segue associada à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e a Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) mais comuns a partir de setembro e mais influência no Oeste e Meio Oeste de SC. Na segunda quinzena de novembro as pancadas de chuva de verão, associadas à convecção da tarde, passam a ocorrer com mais frequência”, explica o boletim da meteorologista.

No trimestre também aumentam as ocorrências de temporais, com granizo e ventania em Santa Catarina, conforme previsão.

A temperatura começa a se elevar, mas ainda são esperados dias de frio. Em outubro, podem ocorrer episódios de frio, com formação de geada e até temperatura próxima de zero principalmente no Planalto Sul.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp