A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para os riscos de chuvas fortes em várias regiões do Estado. Instabilidades formadas entre o Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai no decorrer da madrugada desta sexta-feira (28) avançam pelo Oeste provocando chuvas ao longo da manhã e se espalhando para as demais regiões, incluindo a Grande Florianópolis.

À tarde, quando chegam ao Planalto e Litoral Sul, podem causar temporais com risco moderado para ocorrências associadas à chuva forte e intensa, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de ventos.

Durante a noite, temporais isolados podem voltar a ocorrer na metade Oeste do Estado, com risco moderado para ocorrências relacionadas a este fenômeno. Ventos do quadrante norte atuam sobre o estado, com rajadas de intensidade moderada podem ser observadas pontualmente.

 

Mar agitado

A Defesa Civil da Capital alerta que devido a maré alta e mar agitado para os próximos dias na Costa da Ilha de Santa Catarina, com ondas de direção sul/sudeste com altura de 0,5 m a 1,5m em todo o litoral catarinense.

 

Confira a previsão

 

Sexta-feira (28)

  • Tempo: predomínio de nuvens com chuva e trovoadas a partir da manhã do Oeste ao Planalto e no Litoral Sul, atingindo as demais regiões na tarde e noite. Risco de temporais isolados do oeste ao sul do estado.
  • Temperatura: amena devido a cobertura de nuvens, com maior elevação na Grande Florianópolis e Litoral Norte.
  • Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.
  • Sistema: cavado (área de baixa pressão) e uma frente fria no RS influenciam SC.

 

 

Frente fria

A formação de uma frente fria no oceano juntamente com instabilidades vindas do Rio Grande do Sul provocam temporais na metade Oeste de SC na sexta a noite, que avançam para as demais áreas do estado no decorrer do dia de sábado (29) e trazem risco moderado para ocorrências associadas à chuva forte e intensa em curto intervalo de tempo, raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos.

As mínimas ficam entre 12°C e 16°C e as máximas chegam a 18°C no Planalto Sul, 23°C na metade oeste e a 29°C no Litoral Norte. O vento sopra do quadrante oeste com intensidade moderada, com rajadas em torno de 50 km/h podendo ocorrer pontualmente.

 

Sábado (29)

  • Tempo: madrugada e início da manhã com chuva na maioria das regiões e temporais isolados no Litoral e norte do estado devido ao deslocamento de uma frente fria. No decorrer do dia, o tempo melhora com nebulosidade variável e aberturas de sol na maioria das regiões.
  • Temperatura: pequena elevação e declínio no decorrer da tarde e noite devido ao avanço de uma nova massa de ar frio.
  • Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

 

Chance de chuvas

A atuação de uma frente fria no oceano juntamente com a presença de um cavado em médios níveis atmosféricos sobre o Paraná causa instabilidades nesta região, que se estendem para áreas do Planalto e Litoral Norte e Vale do Itajaí durante o domingo (30). Pode chover ao longo do dia nestas áreas, porém não são esperados temporais e o risco associado a ocorrências meteorológicas é baixo.

O dia amanhece frio em áreas do oeste e Planaltos, com mínimas próximas a 0°C na serra. À tarde, as temperaturas chegam a 21°C no Extremo Oeste e variam entre 12°C e 16°C nas demais regiões. Os ventos são de direção variada e fraca intensidade em todo o estado.

 

Domingo (30)

  • Tempo: mais nuvens e nevoeiros no período da manhã, melhorando com aberturas de sol na maioria das regiões no decorrer do dia.
  • Temperatura: baixa.
  • Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral na madrugada e manhã.

 

Massa de ar polar

Na segunda (31) e terça-feira (01), o estabelecimento de um sistema de alta pressão e a chegada de uma massa de ar polar mantém o tempo firme e faz com que as temperaturas voltem a cair no estado, principalmente na terça (01) nas regiões dos Planaltos, onde podem ser registrados recordes de frio do ano .

 

Segunda-feira (31)

  • Tempo: estável e frio com sol e poucas nuvens em SC.
  • Temperatura: baixa, com temperatura próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do estado (acima de 700/800m) e formação de geada ao amanhecer.
  • Vento: sudoeste a sul, fraco.