Previsão aponta queda acentuada da temperatura a partir desta sexta-feira (2)

Foto Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

01/08/2019 - 09:08 - Atualizada em: 01/08/2019 - 09:56

A passagem de uma frente fria e a entrada de uma massa de ar polar em Santa Catarina vão derrubar a temperatura em todas as regiões do estado a partir desta sexta-feira (2). O frio intenso deve se estender até segunda-feira (5), perdendo força apenas na terça (6).

No Vale do Itajaí, a previsão é que os termômetros registrem mínimas em torno de 5ºC entre domingo e segunda-feira. As temperaturas máximas não devem ultrapassar a casa dos 19°C nos próximos dias, com exceção a esta quinta-feira (1).

Na sexta-feira, o tempo deve ficar instável na região. Há condição para pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas a partir da tarde. Durante a noite, a condição para chuva diminui e a temperatura cai, oscilando entre 10°C e 12°C.

Já no sábado, a massa de ar seco e frio de origem polar deixa o tempo firme no decorrer do dia e provoca declínio acentuado da temperatura na madrugada, com mínima variando entre 7°C e 9°C.

Entre domingo e segunda-feira, as condições ficam estáveis e os termômetros devem registrar temperaturas baixas nas manhãs, com mínimas entre 5°C e 7°C.

Recomendações contra o frio

Órgãos do Governo do Estado alertam para os cuidados que devem ser tomados neste período, sobretudo em relação à população mais vulnerável, como pessoas doentes, moradores de rua, idosos e crianças.

Em virtude das doenças causadas pelo frio, como gripe, resfriados, pneumonia e meningite, é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos.

Nas noites mais frias, a recomendação é que animais domésticos sejam abrigados.

Quer receber as notícias no WhatsApp?