Preocupada com a evasão escolar, SC fará estudo inédito para resgatar estudantes

Foto Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Por: Ewaldo Willerding Neto

06/10/2021 - 10:10 - Atualizada em: 06/10/2021 - 10:50

Nesta quinta-feira (7), será lançado o formulário “Diagnóstico dos impactos da pandemia no abandono e evasão escolar nos municípios catarinenses”. O questionário foi criado pela Undime/SC (União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina) com a participação do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), MPC/SC (Ministério Público de Contas do Estado) e TCE/SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina).

O questionário tem por objetivo realizar um levantamento dos índices de abandono e evasão escolar do ano letivo de 2021 e mapear o processo de retomada das aulas presenciais nos municípios catarinenses, de modo a possibilitar o planejamento de políticas públicas intersetoriais e de ações educacionais efetivas para o próximo ano.

 

 

As perguntas que compõem o formulário são divididas em quatro eixos temáticos: evasão e abandono escolar; retorno às aulas 100% presenciais; avaliação diagnóstica e recuperação da aprendizagem; e programas educacionais desenvolvidos no município.

Os municípios deverão informar o número de matrículas do ano de 2021 na rede municipal de ensino, as medidas adotadas para diminuir a taxa de evasão escolar no ano letivo de 2020, quantas escolas da rede municipal estão com atividades 100% presenciais, quais programas educacionais existem no município, entre outras questões.

O formulário será encaminhado pelo TCE/SC aos e-mails dos dirigentes municipais de Educação, notificando também os controles internos e prefeitos dos municípios. A partir da data do lançamento, os gestores poderão preencher a pesquisa em até 20 dias.