Prefeitura registra crescimento na abertura de empresas em Blumenau

Foto: Joni César

Por: OCP News Vale

15/06/2021 - 08:06 - Atualizada em: 15/06/2021 - 08:43

Mesmo em situação de pandemia, o setor econômico do município está evidenciando resultados positivos na cidade, principalmente em relação ao crescimento de abertura de empresas. Levantamento recente da Praça do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec) registrou de janeiro a maio deste ano, a abertura de 2.877 empresas, um incremento de 625 (27,75%) empresas em relação ao mesmo período do ano passado, com 2.252 abertas.

Se comparado a 2019, quando foram registradas 2.373 aberturas nos cinco primeiros meses do ano, o incremento chega a 504 (21,23%) empresas abertas a mais na cidade, Atualmente, Blumenau mantém um total de 19.860 empresas ativas. Os dados incluem todos os estabelecimentos que atuam como unidades filiais e também as auxiliares no município. Historicamente, até o dia 31 de maio deste ano, o município contabilizou 50.850 aberturas de empresas com 30.990 atividades encerradas.

De acordo com o diretor de apoio ao Empreendedor, Rafael Phillipe de Oliveira, o levantamento histórico de abertura de empresa em Blumenau inclui todo período que antecede ao próprio funcionamento da Praça do Empreendedor, em junho de 2015.

Empresas

O resultado expressivo de empresas atuando em Blumenau representa os trabalhos desenvolvidos pelos diversos setores econômicos, incluindo a Praça do Empreendedor no município, que faculta a abertura de uma empresa em até 90 minutos sem custos ao empreendedor, permitindo inclusive a empresa emitir notas fiscais no mesmo dia. Até o início do funcionamento da Praça do Empreendedor, o tempo de espera para abrir uma empresa em Blumenau contava com um prazo de até 120 dias.

Para Rafael, tantos os atendimentos presenciais na praça quanto os serviços disponibilizados por meio da plataforma virtual no site da Prefeitura garantem agilidade para quem pretende ser tornar um Microempreendedor Individual (MEI). “Desde junho de 2015, foram mais de 35 mil atendimentos presenciais e também on-line efetivados junto à praça. Somente com o WhatsApp do Empreendedor, que atua pelo telefone (47) 99983-5967 desde outubro de 2018, mais de 16 mil pessoas foram contempladas com atendimento, incluindo assistência via e-mail”, diz o diretor.

A Praça do Empreendedor atende das 10h às 19h, junto ao Shopping Park Europeu Via Expressa, na Rua Paul Fritz Kuehnrich, 1600, sala 1006, no bairro Itoupava Norte. Em função da pandemia, o atendimento está sendo realizado via agendamento, que pode ser feito pelo WhatsApp, no horário das 10h às 17h.

Além disso, é possível utilizar a ferramenta para tirar dúvidas em tempo real sobre a abertura de empresas ou em um prazo de 24 horas, caso a solicitação seja feita fora deste horário. Para casos de dúvidas, o contato pode ser feito pelo e-mail pracadoempreendedor@blumenau.sc.gov.br.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.