A Secretaria de Meio Ambiente (Sema), por meio do Núcleo de Gestão Ambiental, realiza o programa guarda responsável de animais domésticos, que promove capacitações periódicas de agentes multiplicadores. Uma delas foi promovida na manhã desta terça-feira (14), conduzida por Fausta Maria Milhoretto, da Sema, na sede da secretaria.
Podem participar tanto as pessoas que inscrevem voluntariamente, quanto quem é encaminhado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), como foi o caso do grupo de moradores do bairro Fátima que integrou a apresentação desta terça. Eles ainda devem comparecer nas palestras sobre arborização e consumo consciente.
Além das orientações, são fornecidas cartilhas sobre o trabalho prestado pelo Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) e folhetos sobre a adoção responsável e o programa de controle populacional de cães e gatos. Com este material, além de buscarem respeito aos animais domésticos, os participantes também podem atuar como multiplicadores em novos grupos da comunidade, amigos e familiares. “Ninguém é obrigado ter um animal doméstico, mas passa a ser nossa obrigação cuidar dele”, comentou Fausta.
O trabalho de conscientização também é promovido com alunos nas escolas, de forma itinerante. No dia 22 de novembro, serão contemplados cerca de 70 alunos da escola municipal Eladir Skibinski, em turmas às 9h30 e às 13h30. No dia 29, será atendida a escola Anna Maria Harger, às 8h30 e 13h30.
Submeter animais a maus tratos, sejam domésticos, domesticados, silvestres, nativos ou exóticos, está sujeito a punições previstas em lei. Casos de maus tratos ou criação irregular podem ser denunciados por meio da ouvidoria, no telefone 156, ou por meio de formulário online.
*Com informações da Prefeitura de Joinville