Neste fim de semana, Integrantes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) desenvolveram um trabalho, no Parque Linear Via Verde, de orientação sobre o uso seguro de espaços desta natureza em tempos de pandemia.

A Portaria 441, a mais recente a respeito, emitida pela Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), regulamenta as práticas de esporte de rendimento, participação de lazer e educacional, levando-se em consideração a Matriz de Risco Potencial Regional.

"De um lado, existem as restrições, de outro, a população ansiosa por voltar à prática de seus esportes preferidos, passear pelas áreas de lazer e utilizar esses espaços”, pondera a secretária Natália Lúcia Petry.

Foto Divulgação/PMJS

Na busca de um ponto de equilíbrio, a equipe foi mobilizada.

Orientações como evitar aglomerações, uso de máscara, álcool em gel e dar preferência às práticas esportivas individuais fizeram parte da conversa entre os técnicos da secretaria e a população, que reconheceu a importância da ação.

“Os frequentadores precisam ser esclarecidos sobre a situação e todos entenderam e respeitaram nosso trabalho”, explica a chefe de lazer, Fabiane Juçara Karsten.

A secretaria reconhece a necessidade das atividades físicas, principalmente ao ar livre, porém deve-se seguir os limites impostos pelos decretos.

“Todos têm o direito de usufruir das áreas de lazer com segurança, respeitando-se as regras de prevenção contra a Covid-19”, pondera a secretária.

Foto Divulgação/PMJS

“Independentemente das decisões das autoridades sanitárias do Estado e do Município a respeito, continuaremos com esse trabalho de orientação”, declarou o gerente de esporte, José Marcos Ranucci.

Com informações de assessoria de imprensa.