Já está no ar o portal de dados Sanear Floripa – sistema de informações interativo que mapeia e apresenta os resultados das ações de fiscalização e inspeção de esgoto em Florianópolis. Aberta à população, a nova plataforma da Prefeitura de Florianópolis tem objetivo de dar transparência aos números de programas como o Floripa Se Liga Na Rede e dos esforços de combate ao esgoto irregular na capital.
A primeira página do Sanear Floripa traz um texto introdutório que explica, em linhas gerais, a plataforma. Na segunda tela, a principal, há um mapa de calor, que indica visualmente o volume de inspeções por região, e três filtros interativos: bairro, período e tipo de imóvel.
A partir das escolhas do usuário, o portal calcula o número de inspeções e de imóveis irregulares e regulares e aponta a irregularidade mais vezes encontrada.
Outras duas páginas aprofundam os dados apresentados na tela principal e trazem novos elementos de análise. A terceira faz um panorama das ligações de esgoto por bairros, permitindo comparações entre diferentes regiões da cidade. A quarta detalha os tipos de irregularidades sanitárias, com os seus respectivos números totais.
A produção do portal, feito na plataforma Power BI, levou cerca de dois meses e incluiu padronização de dados, definição de parâmetros, roteiro, layout, design gráfico, testes e implementação.
Confira o endereço
O portal de dados Sanear Floripa está disponível nos sites do Floripa Se Liga Na Rede e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (na seção Saneamento Básico) e, para acesso direto, neste link.
Dúvidas, críticas e sugestões podem ser enviadas para o perfil oficial do programa no Instagram (@floripaseliganarede) e neste e-mail.