A Prefeitura de Jaraguá do Sul lançou na noite de ontem (27) a campanha Famílias Acolhedoras, com intuito de divulgar o programa e incentivar a participação da comunidade.

O principal produto da ação é um vídeo que apresenta depoimentos de uma família acolhedora e de uma adolescente acolhida, de profissionais que trabalham na Secretaria de Assistência Social e também do prefeito Antídio Lunelli.

Outdoor, cartazes, panfletos e anúncios nas redes sociais e veículos de comunicação serão outras formas de divulgar a campanha. O vídeo está disponível para visualização no site e no canal do YouTube da Prefeitura.

Segundo a secretária de Assistência Social, Maria Santin Camello, a inciativa tem como objetivo incentivar a adesão dos jaraguaenses no programa.

Atualmente, o serviço conta com cinco famílias cadastradas, que acolhem oito crianças e adolescentes.

"A quantidade não é suficiente. O certo seria que cada um que cada pessoa amparada nos nossos abrigos tivesse esse acompanhamento", explica a secretária.

O Município tem 34 crianças e adolescentes morando nos abrigos do Baependi e do Centro. Criado em 2005, o serviço Famílias Acolhedoras é voltado aos interessados em amparar, temporariamente, crianças ou adolescentes abrigados.

A secretária destaca que receber uma criança em acolhimento provisório não significa integrá-la como filho.

“A família acolhedora assume papel de parceira no atendimento à criança e na preparação para seu retorno à família de origem ou encaminhamento à adoção”, esclarece Maria.

Ela acrescenta que as pessoas cadastradas recebem acompanhamento de equipe técnica e subsídio financeiro no valor de um salário mínimo por criança/adolescente acolhido.

Quem pode se inscrever

  • Pessoas maiores de 21 anos que residam em Jaraguá do Sul, sem restrições quanto a sexo e estado civil;
  • Que não tenham interesse em adoção;
  • Que tenham a concordância entre todos os membros de sua família;
  • Que tenham disponibilidade de tempo e vontade em oferecer proteção e amor para as crianças e adolescentes.

Informações sobre inscrição no serviço podem ser obtidas ligando para 3370-5404 ou solicitadas pelo e-mail famíliasacolhedoras@jaraguadosul.sc.gov.br.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?