A manhã desta sexta-feira foi especial para Jorge Luiz Cezarotto. Por três anos, de 2018 a 2020, ele esteve à frente da Associação de Pais e Professores (APP) da Escola Básica Municipal Machado de Assis e acompanhou de perto a necessidade da obra que foi entregue neste dia, uma demanda antiga da comunidade escolar. O ex-presidente da APP destaca que é uma alegria voltar e ver a reforma concluída, garantindo um ambiente seguro para os alunos, professores, direção e aos pais dos estudantes da escola.
Uma solenidade na manhã desta sexta-feira, dia 3, que contou com apresentação artística de alunos da escola marcou a entrega da reforma da EBM Machado de Assis, no bairro Itoupava Seca. Nesta obra, a Prefeitura de Blumenau investiu mais de R$ 1,1 milhão de recursos próprios para a reforma da cobertura, do forro de pvc, da instalação elétrica, rede lógica, troca de pisos e pintura interna das salas de aula.
A escola centenária necessitava há anos por uma reforma do telhado, que teve as condições agravadas devido aos estragos causados pelo ciclone que passou por Blumenau em 30 de junho de 2020. A entrega estava prevista para o fim de outubro, mas a obra foi finalizada com aproximadamente dois meses de antecedência. “Estamos entregando hoje a obra, que atende várias necessidades e reivindicações da comunidade, principalmente a reforma do telhado, que fizemos na sua totalidade”, diz o prefeito Mário Hildebrandt.
Mesmo durante a pandemia, a Secretaria de Educação e Prefeitura de Blumenau não pararam de fazer os investimentos, aponta o prefeito Mário Hildebrandt. “Hoje são cerca de trinta obras de manutenção, reforma e construção de escolas e centros de educação infantil em andamento. Somente aqui foram mais de R$ 1,1 um milhão de investimento beneficiando os mais de 1.500 estudantes e profissionais que aqui atuam. Nesse modelo também estamos gerando emprego, aqui foram cerca de 25 empregos diretos ou indiretos que somaram na economia de Blumenau”, destaca.
De acordo com a secretária de Educação, Patrícia Lueders, o investimento em infraestrutura escolar é um dos pilares para a melhoria da qualidade do ensino, como é o caso desta reforma na EBM Machado de Assis. “Como sempre digo, falar de infraestrutura é falar também de aprendizado. Hoje tenho certeza não só os estudantes, mas também as famílias e a participação da APP na escola fizeram com que desse certo essa reforma. Ficamos felizes pelo resultado, que nos traz a garantia de um local seguro e ainda mais adequado para a educação dos nossos estudantes”, completa.