A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, está executando desde março de 2020 a atualização de dados da cartografia municipal e geração de produtos para a formação e manutenção de bancos de dados espaciais e alfanuméricos.

A empresa Geojá Mapas Digitais e Aerolevantamentos, de São Paulo, é quem faz esse levantamento (por meio do contrato 023/2020) que se estenderá até outubro de 2021.

Nesta segunda-feira (2) os técnicos começaram o Cadastro Técnico Dirigido. O objetivo é atualizar as informações prediais – que compõem o Cadastro Técnico Municipal – de dez mil cadastros territoriais que apresentaram inconsistência no registro da área predial.

Estas inconsistências foram geradas através da confrontação do banco de dados territorial e predial urbano com o levantamento fotográfico aéreo que determinou alterações de incremento e supressão de construções no perímetro urbano.

De acordo com o Chefe de Cadastro Multifinalitário e Imobiliário da secretaria, Roberto Luís Zehnder, esse levantamento será feito por equipes de campo da empresa contratada por meio de registro fotográfico e coleta dos dados necessários para a representação mais próxima possível do espaço urbano de Jaraguá do Sul.

“Reforçamos que os técnicos precisarão entrar em contato com os moradores para registrar e fotografar as construções identificadas utilizando coletores eletrônicos de campo. Entretanto, vale ressaltar que os cadastradores estarão identificados com vestimenta e crachá da empresa Geojá”, complementa Zehnder.

Os trabalhos acontecerão de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e aos sábados pela manhã naquelas situações em que os imóveis a serem cadastrados se mantêm fechados durante a semana.

Destaca-se que, em caso de dúvidas, os munícipes podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo pelos telefones 2106-8028 ou 2106-8150, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Chefia de Cadastro Técnico com Roberto Luís Zehnder.