Prefeitura divulga calendário de férias e início do ano letivo 2022 das escolas de Jaraguá do Sul

Foto: Prefeitura de Jaraguá do Sul / Divulgação

Por: Elissandro Sutil

03/12/2021 - 08:12 - Atualizada em: 07/12/2021 - 15:35

A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul orienta a comunidade escolar com relação ao fim do ano letivo de 2021 e início de 2022. Dia 14 de dezembro, terça-feira, será o último dia de aula para os alunos que não ficaram em recuperação.

Dia 21 de dezembro, terça-feira, será o fim do ano letivo para os que precisam recuperar notas. Todas as turmas de pré ao 9º ano da rede municipal de ensino voltam à sala de aula no dia 2 de fevereiro de 2022, uma quarta-feira, respeitando todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, como uso de máscara e álcool em gel.

Para as crianças de zero a três anos já rematriculadas nos CMEIs (crianças que já frequentam o CMEI), o atendimento começa no dia 25 de janeiro. Conforme orientado nos centros, haverá plantão de 13 a 24 de janeiro de 2022 em três polos, somente para os casos que comprovarem necessidade. Polo 1 CMEI Wolfgang Weege (Barra do Rio Cerro), polo 2 CMEI Jader Marcolla (Água Verde) e polo 3 CMEI Rosa Maria Donini (Vila Lalau).

Já para as crianças de zero a três anos que ainda não frequentavam um CMEI, o período de cadastramento será de 26 de janeiro a 2 de fevereiro de 2022, sendo que a lista de crianças que conseguiram vaga nos CMEIs será divulgada dia 10 de fevereiro. A partir dessa data é que os pais ou responsáveis das crianças que conseguiram vaga irão realizar a matrícula e os pequenos irão ao CMEI para o período de adaptação.

São 19.020 alunos matriculados na rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul e neste ano as matrículas aconteceram predominantemente de forma digital, evitando filas desnecessárias nas escolas. No ano passado, o processo de matrícula digital já havia iniciado, mas, neste ano, foi aperfeiçoado e passou a representar quase 100% das matrículas da rede municipal de Jaraguá.

O número de mais de 19 mil alunos não inclui as crianças de zero a três anos que serão matriculadas no ensino infantil em 2022 nem os novos alunos do ensino fundamental que solicitarão matrícula no início do ano que vem.

A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é de que as matrículas, em 2022, ultrapassem bastante o número atual total de 21 mil alunos da rede.

“Estamos preparados para atender toda a demanda da rede municipal de ensino. Lembrando que de zero a três, embora não consigamos atender todos ao mesmo tempo, novas vagas estão sendo criadas, com previsão de 1.108 novas vagas, sendo através de ampliações ou construção de novos CMEIs. No ensino fundamental também teremos novas vagas. Cerca de 1,7 mil serão criadas”, adianta a secretária de Educação Ivana Dias.