A Prefeitura de Schroeder disponibilizou mais uma ferramenta para que a população possa acompanhar o trabalho que vem sendo realizado e os investimentos em obras públicas.

No site da Prefeitura, no canto inferior direito, é possível clicar no campo “Transparência de Obras” para acessar ao conteúdo completo.

Conforme o secretário de Planejamento, Gestão e Finanças, Denilson Weiss, a ideia é que toda a população possa acompanhar cada etapa de construção, pavimentação ou melhorias realizadas com dinheiro público.

A ferramenta vai ao encontro da política de transparência nas obras públicas, cuja lei foi sancionada pelo prefeito Felipe Voigt, em dezembro de 2021.

A legislação visa permitir o conhecimento de todos acerca do estado das obras promovidas pelo Executivo Municipal, garantindo as informações necessárias ao cidadão, para que possa exercer o direito de fiscalização ao gasto público.

Para o prefeito Felipe, a nova ferramenta demonstra a preocupação em proporcionar meios para que a comunidade participe mais e fique a par das etapas e das realizações.

“Nosso governo é de transparência e, quanto mais a população possa ter acesso às informações sobre as obras e as contas do Município, melhor. Queremos estimular a participação da nossa comunidade e que todos saibam o que vem sendo feito pela cidade”, declara.

A plataforma contém dados da empresa responsável pela obra, valor orçado, valor já despendido, previsão de entrega da obra e o estágio em que se encontra, em números absolutos e em percentuais.

“Toda a evolução que a obra tiver será registrada, inclusive com fotografias atualizadas. O mapa de obras vai indicar onde cada uma delas está sendo feita. Todos terão acesso a tudo. Valores, medições, fotos, contratos, aditivos... tudo isso será alimentado no site a cada passo que a obra evoluir”, explica Denilson.

Caso a obra esteja interrompida por mais de 30 dias, o Poder Executivo deverá informar o tempo de interrupção, os motivos e as medidas que estão sendo tomadas, o percentual executado do cronograma da obra interrompida e a data prevista para reinício e conclusão.

Os dados podem ser consultados de forma gratuita e irrestrita, sem a necessidade de cadastro.

Ao todo, o site apresenta 38 obras mapeadas, sendo que 27 delas já estão concluídas e outras 11 estão em andamento. Do total, 21 são obras de pavimentação de vias do município.

Com informações de assessoria de imprensa.