Prefeitura de São Francisco do Sul divulga atrações da 30ª Festilha

Por: Windson Prado

01/04/2018 - 08:04 - Atualizada em: 02/04/2018 - 08:44

Abril é sinônimo de festa para uma das cidades mais antigas do Brasil. São Francisco do Sul completa 514 anos e para marcar a data prepara a tradicional Festa das Tradições da Ilha, a Festilha que já está em sua 30ª edição.

De cunho beneficente, além de agregar e promover a cultura local, a festa é originalmente composta por entidades, que produzem e comercializam os pratos típicos da gastronomia francisquense. Este ano, 22 entidades participarão, o que significa que o público pode esperar expressiva diversidade de pratos, com base nos elementos litorâneos, além de outras iguarias, como é o caso do já renomado pirão com linguiça.

A Festilha 2018 ocorre de 13 a 15 de abril no Centro Histórico, na orla da Babitonga. Muita música, dança, folclore, comidas típicas e artesanato irá rolar nos espaços dos pavilhões (Ilha Grande e Ilha da Paz), Mercado do Samba e Terminal Marítimo de Passageiros.

Na programação cultural, o enfoque estará nas apresentações das 13 bandas autorais, com o espaço preparado no Terminal Marítimo de Passageiros. Os shows acontecerão todos os dias das 20h às 22h30. Também no Terminal, em destaque a exposição de artesanato, as contações de histórias, ternos de reis e outras atrações.

Na sexta (13), a atração principal será a cantora Tati Portella, às 23h, no Pavilhão Ilha Grande. Já, no sábado, o cantor Wilson Simoninha se apresenta, às 23h, Pavilhão Ilha Grande. No domingo, o destaque fica com o Show da Banda The Brother.

No sábado (14), a tarde será de apresentações folclóricas no Pavilhão Ilha Grande, com início às 13h30 até as 18h. Haverá Dança do Vilão, São Gonçalo, os bois de mamão da Água Branca e Praia Bonita, danças gauchescas, Apae, além dos grupos de dança (Paulo César Ramos, Marítimos e Grupo Athos).

A abertura oficial será na sexta-feira (13), às 18h30, no Pavilhão Ilha Grande, que fica no aterro do Mercado Público. A comissão organizadora informa que, seguindo a orientação da Polícia Militar e por questões de segurança, será proibida a entrada de coolers com bebidas na festa.

 

Programação Prévia

Sexta-Feira (13)

18h30 – Abertura Oficial – Pavilhão Ilha Grande

19h – Abertura da Feira de Artesanato – Terminal Marítimo de Passageiros

20h – Palco Autoral (Artistas Locais) – Terminal Marítimo de Passageiros

23h – Show com Tati Portella – Pavilhão Ilha Grande

 

Sábado (14)

10h – Abertura dos Pavilhões

13h30 – Apresentações Culturais – Pavilhão Ilha Grande

12h – Clarel Jr. e Banda – Terminal Marítimo de Passageiros

15h – Patrícia Menezes – Terminal Marítimo de Passageiros

20h – Palco Autoral (Artistas Locais) – Terminal Marítimo de Passageiros

23h – Show com Wilson Simoninha – Pavilhão Ilha Grande

 

Domingo (15)

10h – Abertura dos Pavilhões

12h – Banda Guarani – Pavilhão Ilha Grande

12h – Apresentações Culturais – Terminal Marítimo de Passageiros

18h – Seresta (Associação Rocio Pequeno) – Pavilhão Ilha Grande

19h – Banda da Marinha – Pavilhão Ilha Grande

20h – Palco Autoral (Artistas Locais) – Terminal Marítimo de Passageiros

23h – Banda The Brothers – Pavilhão Ilha Grande

*Programação Prévia sujeita a alterações.