O prefeito de Joinville, Udo Döhler (MDB), assinou nesta quarta-feira (27) o decreto de implantação do novo Sistema de Estacionamento Rotativo Púbico em ruas da área central da cidade. A assinatura foi durante a reunião Plenária da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) de Joinville.
Nesta etapa serão implantadas 905 vagas. A novidade é o fato de ser gratuito, porém, com tempo de utilização do espaço limitado a até duas horas. O período de uso será de segundas a sextas-feiras das 8h30 às 18h30 e aos sábados das 8 às 13 horas.
A fiscalização será feita por agentes do Detrans (Departamento de Trânsito) e também pode ser realizada pela Guarda Municipal. Serão usados equipamentos de tecnologia apropriada para realizar o monitoramento da ocupação das vagas.
Os veículos que estiverem fora do tempo de permanência permitido ou em desacordo com a sinalização serão autuados por infração de trânsito com base no Código de Trânsito Brasileiro, por estacionamento irregular (R$ 195,23).
Os veículos também poderão ser guinchados do local. A mesma vaga só poderá ser utilizada uma única vez no dia pelo usuário.
O sistema será efetivado 30 dias após a assinatura do decreto. Durante esse período será feita as sinalizações das vagas. Dentro deste período também haverá o processo de adaptação do novo sistema, para ação orientativa dos agentes de trânsito aos motoristas sobre o uso dos espaços.
Neste prazo, os condutores flagrados estacionados irregularmente não serão autuados. A expectativa é que todo o sistema entra em vigor até o final de abril.
Nesta primeira etapa de implantação, as 905 vagas abrangem 17 ruas da área central. Os locais estarão sinalizados por placas com indicativo do tipo de veículo e tempo máximo permitido. Esse tempo máximo na mesma vaga varia de uma a duas horas, de acordo com a área estabelecida. Após esse tempo o condutor é obrigado a retirar o veículo da vaga.
Classificação
As 905 vagas da primeira fase serão distribuídas da seguinte forma: 758 para carros (2 horas), 30 para caminhões (1 hora), 33 para idosos (2 horas), 22 para pessoas com deficiência (2 horas), 35 para motos (2 horas) e 27 para veículos com uso obrigatório de pisca-alerta ligado (15 e 30 minutos).
O uso das vagas por tempo diferente ao limite regulamentado para atendimento de serviços que exijam a utilização extraordinária, inclusive por caçambas e outros equipamentos, depende de prévia autorização do Departamento de Trânsito.
Estarão isentos de atender as normas do estacionamento rotativo os veículos de combate a incêndio e salvamento, política, fiscalização e operação do trânsito e ambulâncias.
As vias do sistema
O sistema será implantado em 17 ruas da área central.
- 15 de Novembro;
- 9 de Março;
- Abdon Batista;
- do Príncipe;
- Dona Francisca;
- dos Ginásticos;
- Frederico Stoll;
- Jacob Richlin;
- Luiz Niemeyer;
- Marinho Lobo;
- Mario Lobo;
- Padre Carlos;
- Princesa Izabel;
- Sete de Setembro;
- travessa Bachmann;
- Três de Maio.
Após a conclusão das obras de implantação de galerias do Projeto Rio Mathias o estacionamento será implantado nas ruas São Francisco, São Joaquim, Engenheiro Niemeyer e Jerônimo Coelho.
Veja a apresentação do programa realizada na CDL
*Com informações de assessoria de imprensa
Quer receber as notícias no WhatsApp?
- Região de Jaraguá do Sul – Clique aqui
- Região de Joinville – Clique aqui
- Região de Florianópolis – Clique aqui
- Região do Vale Europeu – Clique aqui