Prefeitura de Joinville investe em tecnologia e integra agendamento de exames laboratoriais

Mudança trará mais comodidade e facilidade ao usuário que já sairá do consultório médico ciente da data e do local onde vai realizar o seu exame laboratorial | Foto Divulgação Secom/Prefeitura de Joinville

Por: Windson Prado

26/03/2019 - 15:03 - Atualizada em: 26/03/2019 - 17:28

A partir de segunda-feira (1º de abril), o agendamento dos exames laboratoriais para usuários das UBS (Unidades Básicas de Saúde), Unidades de Serviços Especiais e hospitais da rede de saúde de Joinville, será realizado durante a consulta médica.

A nova facilidade faz parte da segunda etapa do módulo de SIG (Regulação do Sistema Integrado de Gestão), que vem sendo implantado pela Secretaria da Saúde de Joinville desde 2017.

Por meio da ferramenta, serão gerenciados cerca de 400 diferentes exames laboratoriais contemplados pela tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e aproximadamente 20 mil vagas ofertadas mensalmente pelo município, número que deve ser ampliado pela Secretaria de Saúde.

De acordo com a gerente de Assistência Farmacêutica e do Laboratório Municipal de Joinville, Louise Delatorre, a mudança trará mais comodidade e facilidade ao usuário que já sairá do consultório médico ciente da data e do local onde vai realizar o seu exame laboratorial.

“Havia casos em que o paciente chegava a esperar até 25 dias para agendar o exame. Agora, ele já vai sair com ele agendado. Teremos um período de adaptação, tanto para os profissionais de saúde como para os usuários, mas é uma mudança que vai trazer melhorias”, afirma Louise.

Para operar a nova ferramenta, os profissionais de saúde que já trabalhavam com o SIG receberam treinamento por videoaulas. Já aqueles que ainda não tinham contato com o sistema, participaram de capacitações presenciais. E a gerente explica:

“Conforme o médico realiza a consulta, faz a solicitação de exames e antes de finalizar o processo já aparecem as vagas disponíveis. É muito rápido e simples”.

A indicação dos horários e locais para a realização dos exames será feita de forma randômica pelo próprio SIG, considerando fatores como proximidade à residência do usuário e disponibilidade dos serviços ofertados pelo prestador.

Complementando o serviço de agendamento automático, também está em fase de implantação a integração dos laudos ao SIG. Com isso, o profissional de saúde já poderá visualizar os resultados dos exames internamente, sem precisar acessar os sistemas dos laboratórios.

Para a gerente Louise, a nova etapa do SIG reforça o trabalho inovador que a saúde de Joinville vem desenvolvendo:

“É um avanço para o usuário que às vezes precisava retornar várias vezes à unidade para agendar o seu exame. Não é isso que a Secretaria da Saúde quer, mas a garantia de que o paciente saia do consultório com seu exame agendado”.

Consultório Informatizado

A partir da próxima semana, o Consultório Informatizado passa a funcionar também nas Unidades de Serviços Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, incluindo o Naipe (Núcleo de Assistência Integral ao Paciente), o Centrinho Prefeito Luiz Gomes e a Policlínica Boa Vista.

O Consultório Informatizado é uma das principais ferramentas do SIG e permite que todos os profissionais da Unidade tenham acesso ao mesmo sistema, registrando todos os passos dos atendimentos realizados ao paciente, desde a recepção até a evolução, medicamentos prescritos e exames solicitados.

*Com informações de assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?