Prefeitura de Joinville divulga segunda lista de locais afetados pela enchente da virada do ano

Foto: Divulgação

Por: Thomas Madrigano

30/03/2021 - 16:03 - Atualizada em: 30/03/2021 - 16:51

A segunda lista com os endereços atingidos pela enchente nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro foi homologada pela Caixa Econômica Federal na segunda-feira (29). O documento pode ser acessado no site da Prefeitura de Joinville ou pelo bit.ly/EnderecosHomologadosEnchente.

Tanto os moradores que aparecem na primeira lista quanto na segunda devem fazer a solicitação do saque, por meio do aplicativo FGTS da Caixa, até o dia 26 de abril.

O processo é realizado pelo aplicativo, sem a necessidade de deslocamento até a agência bancária, medida adotada como prevenção à Covid-19.

Podem solicitar o saque os trabalhadores residentes nas áreas afetadas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil municipal e devidamente homologados pela Caixa.

O trabalhador deverá possuir conta com saldo positivo no FGTS e não ter utilizado o benefício pelo mesmo motivo nos últimos doze meses. O valor máximo para saque é de R$ 6.220.

Passo a passo

Após baixar o aplicativo FGTS, o trabalhador deve clicar em “Meus Saques” e selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública”.

Depois, basta escolher a cidade de Joinville, encaminhar a documentação conforme solicitação, escolher se quer receber o valor em uma conta da Caixa ou de outro banco. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado, é de cinco dias úteis.

Para agilizar o processo, é necessário ter em mãos um documento oficial com foto, comprovante de residência, em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da enchente e Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro.

Fonte: Prefeitura de Joinville