Prefeitura de Joinville divulga endereços de moradores atingidos pela enchente que podem solicitar FGTS

Por: Thomas Madrigano

01/03/2021 - 14:03 - Atualizada em: 01/03/2021 - 14:40

Os trabalhadores de Joinville que foram atingidos pela forte chuva na virada do ano podem solicitar o saque de parte do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) até o dia 26 de abril.

A liberação se aplica para os moradores que vivem em áreas afetadas, conforme os endereços identificados pela Defesa Civil do município e homologados pela Caixa Econômica Federal. A lista com os endereços está disponível no site da prefeitura (bit.ly/enderecoshomologados).

A solicitação do saque deve ser realizada pelo aplicativo FGTS (para celular), na opção Saque Digital, sem a necessidade de comparecer a uma agência, como forma de prevenir a disseminação do coronavírus.

Valor máximo

O trabalhador deverá possuir conta com saldo positivo no FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor máximo para saque é de R$ 6.220,00.

Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

Quem foi afetado pelos alagamentos da noite de réveillon, mas o endereço não consta na lista, precisa procurar a Defesa Civil de Joinville para fazer o cadastro.

O contato pode ser feito pelo telefone 199, pelo e-mail defesacivil@joinville.sc.gov.br ou pela Ouvidoria da prefeitura (bit.ly/OuvidoriaPrefeituraJlle).

Como solicitar o saque do FGTS

Quem preencher os requisitos para fazer a solicitação deve seguir os seguintes passos indicados abaixo, que também estão detalhados no site da prefeitura, por meio do link bit.ly/ComoSolicitarFGTS:

– Realizar o download do aplicativo FGTS e inserir as informações de cadastro.
– Ir na opção “Meus saques”, selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública” e acessar a cidade.
– Encaminhar foto do documento de identidade e do comprovante de residência em nome do trabalhador (emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da situação de emergência).
– Selecionar a opção para creditar o valor em conta e enviar a solicitação.
– O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso a solicitação seja aprovada, é de cinco dias úteis.

Fonte: Prefeitura de Joinville