Prefeitura de Joinville divulga ações do Comitê de Gestão ao Covid-19 no município

Foto: Divulgação

Por: Elissandro Sutil

28/05/2020 - 14:05 - Atualizada em: 28/05/2020 - 15:31

Criado em 27 de fevereiro, o Comitê de Gestão ao Covid-19 completa três meses de instalação nesta quinta-feira (27). A iniciativa da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, antecedeu a epidemia passar ao status de pandemia, atribuído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no dia 11 de março.

Confira algumas ações:

  • No dia 13 de março, foi emitida a primeira portaria no município, recomendando medidas para evitar agrupamentos de pessoas.
  • Os protocolos de uso de equipamentos de proteção individual por profissionais de saúde foram intensificados. A população também passou a ser orientada sobre a maneira correta de higienização e proteção para conviver numa mesma moradia com algum paciente infectado e sem sintomas graves.
  • Recomendação do uso de máscaras para todos os munícipes, cobrindo a boca e o nariz. A utilização é obrigatória para acesso a estabelecimentos comerciais autorizados, em táxi ou transporte compartilhado de passageiros, assim como em atividades laborais nos ambientes com outras pessoas.
  • Desde o dia 14 de maio, testes rápidos para identificar a contaminação por COVID-19 também vem sendo aplicados em integrantes da área da saúde do município
  • Atendimentos para pessoas com sintomas de coriza, tosse, mal-estar e febre centralizados em Unidades Básicas de Saúde denominadas como Sentinelas, e no Centro de Triagem, instalado na Associação Atlética Tupy, em parceria com a iniciativa privada.
  • Casos envolvendo febre alta e falta de ar são atendidos na rede de saúde pública composta por cinco hospitais, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), 1 Pronto Atendimento (PA). São 10 leitos de UTI neonatal, 7 de UTI pediátrica e 69 de UTI adulto voltados exclusivamente para o atendimento de casos suspeitos e confirmados de COVID-19.
  • Foi entregue a ala João Schlemm (JS) do Hospital São José, com 53 leitos disponíveis aos atendimento aos pacientes com a Covid-19. A estrutura contou com apoio da Associação Empresarial de Joinville (Acij).
  • Intensificada a campanha de vacinação contra a gripe para diversos públicos-alvo. A campanha segue até 5 de junho para professores, crianças de seis meses a menores de seis anos; pessoas com deficiência; gestantes, e puérperas até 45 dias, idosos acima de 60 anos; pessoas com doenças crônicas (acima de 18 anos), trabalhadores da saúde, e pessoas de 55 a 59 anos.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul