A Prefeitura de Jaraguá do Sul deve finalizar nesta semana a recuperação na rua José Theodoro Ribeiro e já está previsto para começar na próxima as obras na rua Carlos Oechsler, no bairro Ilha da Figueira.

As ruas, como rotas de escape, estavam seriamente danificadas desde o deslizamento na SC-108 em fevereiro do ano passado.

As obras de recuperação da rua José Theodoro Ribeiro começaram ainda no ano passado paralelas à obra da Via Verde que também estava em andamento. Já a Carlos Oechsler receberá melhorias agora depois que a SC-108 teve as obras de recuperação concluídas na semana passada e o trânsito voltou a ser normalizado na rodovia.

De acordo com o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos Otoniel da Silva, o valor total desta obra que vai iniciar na próxima semana será de R$ 588,4 mil. A recuperação abrange uma extensão de 440 metros e o prazo de execução é de 90 dias.

Otoniel comenta ainda que a empresa responsável pela revitalização está finalizando as obras na rua José Theodoro Ribeiro para depois partir para a Carlos Oechsler. Agora, as obras estão no entroncamento das duas vias, por isso parte da Carlos Oechsler já está sendo recuperada.

"Estávamos aguardando a liberação da SC-108 devido ao grande fluxo de veículos que estava passando pela Ilha da Figueira. Agora que a rodovia está liberada, vamos fazer a revitalização destas ruas", comenta.

Problemas causados pela SC-108

A rua Carlos Oechsler possuía uma ciclovia utilizada por muitos trabalhadores e estudantes, mas a grande quantidade de veículos, principalmente caminhões, que passavam pela via desde fevereiro do ano passado fez com que o local fosse totalmente danificado.

O perigo ficou maior quando os pedestres precisaram dividir espaço na calçada, já pequena e também esburacada, com as bicicletas. Crianças e adolescentes que estudavam na escola Lília Ayroso Oechsler, em Jaraguá do Sul, trafegavam todos os dias pela região, sendo obrigadas a andar próximas de carros, motos, caminhões e ciclistas.

"O fim de um pesadelo", é assim que a moradora da rua Carlos Oechsler, Rosimeri Danker descreve revitalização da via. Ela se tornou conhecida na Ouvidoria da Prefeitura de Jaraguá do Sul, pois ligava toda a semana para reclamar.

Ela conta que um dia teve que pegar uma pá, enxada e um carrinho de mão para tirar os entulhos na frente de casa para só depois sair da residência. "Agora com esse isolamento social não tenho como abrir a casa por causa do pó", comenta.

As obras de contenção da pista e do morro do Schmidt na SC-108 em Guaramirim foram concluídas na semana passada, portanto, as pistas do km 34 foram liberadas para o trânsito.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul