Prefeitura de Jaraguá do Sul orienta sobre atendimento nas unidades de saúde em meio à pandemia

Foto Eduardo Montecino/PMJS

Por: Elissandro Sutil

10/03/2021 - 14:03 - Atualizada em: 10/03/2021 - 14:07

Com a necessidade de priorizar os atendimentos a pessoas com suspeitas de Covid-19, a Prefeitura de Jaraguá do Sul teve necessidade de concentrar em outros locais os atendimentos previamente agendados nas unidades de saúde.

Além do UAPS (anexo ao Pronto Socorro do Hospital São José) e do Pama I, os postos da Barra do Rio Cerro, Águas Claras, Tifa Martins, Vila Lenzi, e Três Rios do Norte estão atendendo exclusivamente pacientes com sintomas gripais ou suspeita de Covid-19.

Nestes espaços, também acontece a coleta de material para exames (PCR). Os profissionais destes locais estão orientados a encaminhar os demais atendimentos de urgência para outras unidades, quando necessário.

Postos que estão dando cobertura às unidades exclusivas de Covid-19

  • UBS Wolfgang Weege (Barra do Rio Cerro): os usuários atendidos nesta unidade serão referenciados para as UBS Oscar Oldenburg (Jaraguá 99) e UBS Renato Pradi CAIC (São Luís);
  • UBS Maria Rozisse da Rossa Ribeiro (Águas Claras): os usuários atendidos nesta unidade serão referenciados para as UBS Álvaro Batalha (Vila Lalau), UBS Rosivaldo Inojosa de Farias (Boa Vista) e UBS Jaqueline Francener (Ilha da Figueira);
  • UBS Claudemir José Witkowski (Tifa Martins): os usuários atendidos nesta unidade serão referenciados para a UBS Renato Pradi CAIC (São Luís);
  • UBS Erich Kauffmann (Vila Lenzi): os usuários atendidos nesta unidade serão referenciados para as UBS Alexander Otsa (Rau) e UBS Adilson Bassani (Vila Nova);
  • UBS Gilson Engelmann (Três Rios do Norte): os usuários atendidos nesta unidade serão referenciados para as UBS Agostinho Luís Bianchi (Santo Antonio) e UBS Padre Antonio Echelmeyer (Nereu Ramos).

Atendimentos pediátricos

Os atendimentos pediátricos eletivos serão feitos nas seguintes unidades:

  • UBS Jaqueline Francener – Ilha da Figueira
  • UBS Alexander Otsa – Rau
  • UBS Renato Pradi – CAIC – São Luís
  • UBS Padre Antônio Echelmeyer – Nereu Ramos
  • UBS Oscar Oldenburg – Jaraguá 99

As crianças agendadas na UBS Águas Claras com os pediatras Adriane e Rodrigo serão remanejados para a UBS Ilha da Figueira.

Os atendimentos pediátricos de urgência continuam na UBS Álvaro Batalha (Vila Lalau) e UBS Alexander Otsa (Rau), após acolhimento efetivado na Unidade de origem e mediante contato telefônico prévio com a Unidade referência.

UBS João Pessoa no momento está sem atendimento pediátrico eletivo e de urgência pois o pediatra está afastado.

Em caso de demanda de pediatria que se caracterize como urgência, em horário e dia que não tiver pediatra na unidade de referência, e caso haja necessidade, o paciente será encaminhado ao Hospital e Maternidade Jaraguá.

Horários de atendimento pediátrico de urgência

UBS Vila Lalau

  • Segunda-feira: 13h às 16h30
  • Terça-feira: 7h às 11h30
  • Sexta-feira: 13h às 16h30

UBS Rau

  • Segunda-feira: 7h às 11h

Vacinação

Mantém-se todas as salas de vacinas em funcionamento exceto as unidades com atendimento exclusivo Covid-19. A solicitação da Secretaria de Saúde é de que os pacientes procurem as UBS para vacinação, preferencialmente no horário da tarde.

Gestantes

Abertura de pré-natal e atendimentos a gestantes de primeiro, segundo e terceiro trimestre nas unidades básicas de saúde está mantido, exceto nas que estão fazendo atendimento exclusivo Covid-19.

Neste caso, as gestantes são encaminhadas para outras unidades de referência. O Centro de Atenção à Mulher mantém atendimento às gestantes de alto risco, conforme já era feito habitualmente.

Gestante com suspeita de Covid-19 deve ser atendida em unidades de referência da doença.

Preventivos ginecológicos

Estão suspensos os agendamentos em todas as unidades.

Troca de sondas

Está mantido o serviço em atividade nas Unidades Básicas de Saúde com agendamento, evitando assim aglomeração, exceto nas unidades com atendimento exclusivo para sintomas gripais/suspeita Covid-19. Estas devem encaminhar seus pacientes para as unidades de referência.

Troca de curativos especiais

Mantém-se o serviço em atividade nas Unidades Básicas de Saúde com agendamento, evitando assim aglomeração, exceto na unidade com atendimento exclusivo para sintomas gripais/suspeita Covid-19. Estas devem encaminhar seus pacientes para as unidades de referência.

Troca de outros tipos de curativos

Mantém-se o serviço em atividade nas Unidades Básicas de Saúde preferencialmente com agendamento, evitando assim aglomeração, exceto na unidade com atendimento exclusivo para sintomas gripais/suspeita Covid19. Estas devem encaminhar seus pacientes para as unidades de referência.

Retirada de pontos

Mantém-se o serviço em atividade nas Unidades Básicas de Saúde preferencialmente com agendamento, evitando assim aglomeração, exceto na unidade com atendimento exclusivo para sintomas gripais/suspeita Covid-19.

Estas devem encaminhar seus pacientes para as unidades de referência.

Aferição de pressão arterial

Mantém-se o serviço em atividade nas Unidades Básicas de Saúde, exceto na unidade com atendimento exclusivo para sintomas gripais/suspeita covid-19. Estas devem encaminhar seus pacientes para as unidades de referência.

Renovação de receitas

Conforme Portaria segue Prorrogação da Validade de Receita Médica de uso contínuo para medicamentos e insumos por tempo indeterminado.

Renovação de receitas controladas

Mantém-se o serviço em atividade nas Unidades Básicas de Saúde com agendamento, evitando assim aglomeração, exceto na unidade com atendimento exclusivo para sintomas gripais/suspeita covid-19. Estas devem encaminhar seus pacientes para as unidades de referência.

Dispensário de medicamentos

Mantém-se o serviço em atividade na unidade evitando aglomeração, exceto das unidades referência para Covid-19, que dispensará apenas para usuários atendidos nas mesmas ou na UAPS. Os demais devem referenciar seus pacientes para as unidades de referência.

Visita domiciliar

As visitas domiciliares dos casos urgentes estão mantidas conforme cronograma adotado anteriormente por cada unidade.

Atendimento na Policlínica/Centro Vida

Atendimento médico suspenso, mantido os atendimentos da recepção.

Centro de Especialidades Odontológicas

Seguem suspensos os atendimentos eletivos das Especialidades Odontológicas. Mantém atendimento da especialidade de Estomatologia/Diagnóstico Bucal, por ser considerado atendimento de urgência.

Academias de saúde (Chico de Paulo e Vieiras)

Atendimentos reduzidos.

CAE

  • Fraldas, sondas empréstimo de cadeiras de rodas atendimento normal (anexo a farmácia especializada);
  • Oxigenioterapia: os atendimentos serão mantidos;
  • Ostomizados: Serão mantidas as entregas de material e troca de bolsas;

Suporte nutricional

Atendimento com agenda reduzida em 50% .

SAD

Mantém os atendimentos de acordo com a Nota Técnica.

Farmácia especializada e básica

Mantém os atendimentos.

Saúde mental (CAPS AD, Infantil e 2)

Mantém os atendimentos, exceto grupos.

 

 

Com informações da assessoria de imprensa