Prefeitura de Jaraguá do Sul mantém concurso público suspenso por causa da pandemia

Foto: Arquivo OCP

Por: Elissandro Sutil

02/12/2020 - 12:12 - Atualizada em: 02/12/2020 - 18:05

Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (2), a Prefeitura de Jaraguá do Sul esclarece que o concurso público, realizado entre 2 e 9 de fevereiro, continua suspenso por causa da pandemia do coronavírus.

As primeiras etapas do processo aconteceram ainda no início do ano, sem dificuldades, diz o Município. Mas, a etapa seguinte, que seria a avaliação psicológica ou o teste prático acabou suspenso temporariamente, em março.

Mesmo com a liberação do Governo do Estado para a realização de provas seletivas, em setembro, desde que seguindo as exigências sanitárias, a prefeitura de Jaraguá do Sul decidiu manter o concurso suspenso, “até que as condições sanitárias sejam mais propícias para a realização das provas”.

Veja a nota na íntegra

“A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria de Administração, vem a público detalhar a situação atual do Concurso Público contemplado pelos editais 001/2019 e 002/2019:

– As primeiras etapas do concurso, que mobilizou mais de 17 mil inscritos, ocorreram nos dias 02 e 09 de fevereiro, transcorrendo sem dificuldades ou percalços. Nesta etapa, cerca de 1400 concorrentes foram aprovados para a etapa seguinte, que seria a avaliação psicológica ou o teste prático. São concorrentes de 12 estados brasileiros diferentes.

– Em decorrência da chegada da pandemia de covid-19 em Santa Catarina, todos os concursos públicos e vestibulares foram suspensos, o que provocou, em 19 de março de 2020, a suspensão temporária do Concurso, deixando sem data específica a realização das duas etapas ainda pendentes naquele momento.

– O governo estadual só permitiu a retomada de concursos públicos e vestibulares por meio da portaria 714/2020, de 18 de setembro, condicionando uma série de medidas para que a realização das provas presenciais fosse aceita, entre elas: a) o distanciamento social de 1,5m dentro das salas utilizadas; b) disponibilização de álcool em gel nas salas de aula e consequente higienização do espaço; c) dispor de uma sala para cada concorrente que chegar ao local da prova e tiver temperatura corporal aferida em mais de 37,8 ºC.

– Desde então o Município vem estudando, junto à empresa contratada para a realização das provas, de que forma o processo poderia ser retomado. Tendo em vista a dificuldade de locomoção (aérea ou rodoviária) para Jaraguá do Sul e a possibilidade de candidatos terem contraído Covid-19 e/ou estarem em isolamento no dia para o qual as provas forem remarcadas – o quê poderia lesar concorrentes –, aliado ao aumento de casos da doença na cidade, optou-se por manter o concurso suspenso até que as condições sanitárias sejam mais propícias para a realização das provas.

– Esta mesma situação também ocorre em diversas cidades e instituições de Santa Catarina e no Brasil. Certames em municípios como São José, Concórdia, Palhoça e em órgãos como Ministério Público e Tribunal de Justiça de Santa Catarina também estão com o andamento suspenso.

– A suspensão temporária do processo visa manter a isonomia entre os candidatos, permitindo a ampla concorrência daqueles que ainda estão participando do certame público em momento oportuno à realização deste.”

Candidatos que tenham dúvidas sobre a paralisação do processo podem entrar em contato com a Diretoria de Gestão de Pessoas, pelo telefone 2106-8267 ou pelo e-mail id81865@jaraguadosul.sc.gov.br.

Com informações da assessoria de comunicação da PMJS.

 

Telegram Jaraguá do Sul