A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Gabinete do Prefeito Antídio Aleixo Lunelli, lança neste dia 1º de julho mais uma etapa do Programa Adote o Verde.
São 56 canteiros, praças, rotatórias, trevos e mais 34 vasos localizados no Calçadão, disponíveis para adoção por pessoas físicas e empresas locais, interessadas em cuidar do espaço e utilizar as áreas para divulgação de suas marcas, zelando, cuidando e tornando o local mais agradável, bonito e apresentável.
O prefeito Antídio Lunelli é um entusiasta deste trabalho.
“A revitalização desses espaços é um incentivo ao trabalho em conjunto não somente com as empresas e prefeitura, mas também com a própria comunidade, que terá a satisfação em ajudar a cuidar e manter ainda mais limpa e bonita a nossa cidade”, disse Lunelli.
Como Adotar
Todo o processo de adoção acontece via internet, por meio da página da Prefeitura de Jaraguá do Sul, no link do Programa Adote o Verde. Basta seguir os passos para o preenchimento do Termo de Cooperação.
Ali, terá acesso ao Protocolo Online, onde serão inseridos os documentos necessários. E posteriormente, o processo dará continuidade através da análise de uma Comissão de Avaliação do Programa.

Foto: Divulgação/PMJS
Adote o verde
O Programa Adote o Verde foi instituído por meio da Lei Municipal nº 7.815/2018 e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 12.754/2019.
Nesses espaços de praças, canteiros, vasos, rótulas e trevos, o adotante executa os serviços de conservação, manutenção, limpeza, plantio de flores de época, adubação, irrigação, recuperação da vegetação já existente, poda, corte do gramado junto a guia, dentre outras possibilidades de ajardinamento.
Em contrapartida, a instituição ou a pessoa física coloca a placa com a sua identificação, fazendo assim a divulgação da empresa ou somente a identificação como pessoa física, como também pode instalar monumentos decorativos, lixeiras, relógios, bancos, dentre outros equipamentos urbanos como fins publicitários.
A primeira edição do programa, foi lançada em abril de 2019, com 11 áreas públicas adotadas por empresários e pessoas físicas. No mesmo ano, outras duas edições resultaram na adoção de mais 24 áreas. Em 2020, um novo edital ofertou 80 espaços, entre eles alguns já oferecidos nos editais anteriores, como também novas áreas. A novidade foi a inclusão dos vasos que embelezam o calçadão da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, onde se concentram inúmeras lojas que movimentam o comércio da cidade, sendo inclusos 34 vasos.