Nesta semana a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, emitiu os primeiros alvarás de construção de forma digital. Um momento muito esperado e que marca a modernização dos processos, tornando a aprovação dos mesmos mais ágeis, resolutivas e beneficiando a população.

Vários profissionais já aderiram a opção digital, atualmente mais de 10 processos digitais já estão em tramitação no setor de Análise de Edificações da Secretaria de Planejamento e Urbanismo.

O secretário da pasta, Eduardo Bertoldi, faz questão de pontuar sobre a necessidade que foi atendida e de que isso vai impactar diretamente o setor da construção civil que já está aquecido no município. “Temos que continuar investindo em ações como essa, que trazem grandes resultados sempre muito positivos, para facilitar os processos e torná-los mais ágeis e práticos.”

Ele ainda ressalta que muitos processos passam diariamente na secretaria, e a digitalização dos trâmites facilita o dia a dia dos profissionais.

Um dos primeiros processos concluídos, foi o da arquiteta Suellen Lais Georg. Com a possibilidade de fazer as correções de forma digital e sem precisar protocolar de forma presencial, todo o processo ocorreu em três dias úteis.

A arquiteta aponta que projetos como esse vem para somar no dia a dia dos profissionais e consequentemente dos clientes.

“O Projeto Digital facilitou os trâmites e com certeza deu mais agilidade para os processos. Podermos fazer tudo de dentro do nosso escritório, sem precisar fazer impressões, sem precisar acionar o cliente para muitas assinaturas, facilita para todos. Os clientes que estavam ansiosos para iniciar o investimento e a construção, ficaram surpresos e, ao mesmo tempo, muito contentes com a rapidez da aprovação. Cabe a nós comemorar essa conquista”, destaca.

Bertoldi ainda enfatizou a importância da participação dos profissionais na criação do Projeto Digital, que contribuíram pontuando em conjunto com a Prefeitura para que a operacionalização seja eficiente para ambos.

foto: Divulgação

Critérios

Vale destacar que alguns processos não são aceitos por não atenderem a documentação mínima exigida no Decreto nº 15.329/2021. Por isso, é extremamente importante que o técnico atente-se às orientações disponíveis no site da Prefeitura: https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/projetodigital.