O secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moreti, anunciou nesta segunda-feira (25) que a Prefeitura irá adquirir mais dois mil testes rápidos para detecção do novo coronavírus. A aquisição está sendo feita via consórcio intermunicipal.

"São testes rápidos, que têm uma efetividade a partir do 8º dia de contágio. Algo que nos permite testar o maior número de pessoas possível, sintomáticas, fazendo com que possamos tomar as medidas mais corretas aqui na nossa cidade", destaca o secretário.

Dos dois mil kits adquiridos pela Prefeitura, boa parte está sendo utilizado no Pronto Atendimento Médico Ambulatorial (Pama 1) no bairro Czerniewicz.

"Até o momento foram realizados 42 testes para pessoas sintomáticas - com sintomas gripais. Destes, seis testaram positivo para Covid", explica a gerente de Saúde, Fabiane Silva. Segundo ela, ao se adotar este critério evita-se o risco de se ter um falso caso negativo.

Fabiane explica que o RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da covid-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.

 

 

Com informações da assessoria de imprensa

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul