Prefeitura de Jaraguá do Sul coloca dados na nuvem

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Elissandro Sutil

16/08/2021 - 13:08 - Atualizada em: 16/08/2021 - 13:48

A Secretaria da Administração, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação, está promovendo a virtualização dos servidores de arquivos da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Dados como fotos aéreas dos imóveis no município (aerofotogrametria), documentos digitalizados do arquivo histórico ou documentos relativos ao IPTU, por exemplo, estão migrando dos servidores da prefeitura para os servidores virtuais do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc).

O diretor de Tecnologia da Informação Márcio Manoel da Silveira explica que a virtualização foi necessária devido, principalmente, a três fatores: “O primeiro foi com relação à atualização dos equipamentos. Não conseguimos nos atualizar – com relação aos nossos servidores de arquivos – na mesma velocidade em que evolui a área de tecnologia da informação. Para isso, precisaríamos ser especializados nesse armazenamento, que não é o nosso caso. O segundo fator foi a falta de espaço nesses servidores. E por último, para completar a necessidade imediata, tivemos a contratação do serviço de aerofotogrametria, para atualização cadastral dos imóveis de Jaraguá, que necessita de espaço muito grande em servidor, com altíssima resolução de imagens”, justifica Silveira.

O diretor acrescenta que, se o Data Center da Prefeitura fosse adequado para a necessidade de hoje, teriam que ser investidos cerca de R$ 5 milhões, sem contar com as atualizações que deveriam ser feitas frequentemente.

Com a contratação do Ciasc para virtualização dos dados, conhecida como migração para a nuvem, a prefeitura contará com 50 teras (1 tera = cerca de 1 trilhão de bytes) de espaço para armazenamento.

À medida em que for ocupando o espaço, passa a pagar por ele ao Ciasc e gasta menos com o Data Center da Prefeitura. A previsão de investimento mensal é de R$ 60 mil.

“O nosso bem mais precioso são os nossos dados. Do jeito que estava, não dava para garantir um armazenamento seguro. Quanto custaria, por exemplo, refazer todo o nosso banco de dados?”, questiona Silveira.

O Ciasc oferece servidores virtuais, que são a base para serviços de nuvem pública, privada e híbrida. Além disso, dá suporte na criação, utilização, manutenção, monitoramento e backup do servidor virtual.