Prefeitura de Jaraguá começa implantar Wi-Fi em espaços públicos

Por: Elissandro Sutil

03/11/2017 - 06:11 - Atualizada em: 03/11/2017 - 07:59

A Prefeitura de Jaraguá do Sul deu início ao programa Conecta Jaraguá, que promete disponibilizar conexão gratuita à população. O primeiro ponto da cidade a ganhar internet free foi o Ginásio Arthur Müller. O projeto já está funcionando e sendo utilizado por quem treina e frequenta o espaço de lazer do ginásio.

Segundo o diretor de TI da Prefeitura, Samarone Zimmermann, o processo é simples. Assim que você se conectar à rede “Conecta Jaraguá”, automaticamente vai abrir a opção para fazer o login no Facebook e, em seguida, o check-in no Arthur Müller.

Em princípio, é possível ficar conectado por uma hora, até desconectar e o usuário precisar fazer uma nova autenticação. “A ideia não é oferecer uma conexão doméstica, mas prover um acesso rápido e de qualidade para aproveitar melhor aquele momento de lazer”, explica Samarone

Desde o último fim de semana, foram feitos mais de 160 acessos individuais no local. “Esta é uma meta da gestão e novos pontos serão instalados nos próximos dias, para que a população possa ter acesso gratuito à internet, em locais públicos com maior concentração de pessoas”, complementa.

Ainda não há previsão de datas para as próximas instalações, pois estão sendo feitos estudos de viabilidade em cada local, mas a intenção é que os próximos lugares atendidos pelo projeto sejam:

– Terminal Urbano; 

– Rodoviária; 

– Praça Ângelo Piazera 

– Calçadão (para 2018); 

– Pista de Atletismo (futuramente).

Samarone explica que o projeto tem um custo baixíssimo, apenas com a aquisição de antenas para espalhar o sinal. Como os prédios públicos já têm acesso à internet, o processo acaba ficando ainda mais fácil, sem a necessidade de contratar um sistema novo, utilizando a infraestrutura já existente e sem custo de mão de obra.

SCHÜTZENFEST TAMBÉM TERÁ ACESSO À INTERNET LIVRE 

Além da estrutura física que contará com pavilhões, tendas, estandes, música e diversão, a 29ª Schützenfest – Festa dos Atiradores de Jaraguá do Sul – também terá suporte virtual gratuito para os visitantes no Parque de Eventos durante os dias de festa que se estendem entre os dias 9 e 19 deste mês.

Para conectar, o usuário só precisará clicar no icone da rede “Schützenfest” e fazer o check-in pelo Facebook. O diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Samarone de Mira Zimmermann, explica que para agilizar a conectividade cada acesso durará uma hora. “Com isso, mais pessoas usarão a rede de forma rápida para mandar mensagens e imagens do local da festa sem sobrecarregar esse tráfego”, ponderou. “Se você deixar o celular no bolso, após o uso, ele irá desconectar automaticamente após esse tempo (1 hora)”.

Samarone destacou que toda a estrutura de internet hoje existente no Parque de Eventos foi revisada e melhorada. “Inclusive com a colocação de mais duas antenas na frente do Pavilhão C, o que irá ampliar o sinal naquela área também”.

A exemplo de outras instalações ginásio Arthur Muller e Terminal Rodoviário no Centro, o Pavilhão de Eventos terá essencialmente a estrutura do Conecta Jaraguá, programa que visa o acesso a internet gratuita em locais públicos de grande concentração de pessoas.