Prefeitura de Itajaí vai distribuir medicamento para tratamento precoce contra o coronavírus

A Prefeitura de Itajaí resolveu adotar o medicamento ivermectina para o tratamento precoce do coronavírus na cidade. O Município alega que o componente antiparasitário tem apresentado atividade antiviral contra o SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19. A intenção é oferecer o remédio a todos os moradores, para prevenir e atenuar as infecções causadas pela doença.

A decisão teve como base a experiência de algumas cidades do país e exterior, além de instituições como a Unimed e o Hospital da Marinha do Brasil. Segundo a Prefeitura, a indicação do medicamento também teve resultados positivos no Centro Ambulatorial de Triagem de Coronavírus do município, onde médicos observaram significativa melhora em pacientes sintomáticos tratados com o remédio.

Em Itajaí, o tratamento será acompanhado por profissionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que farão uma análise estatística dos resultados obtidos. “Esse medicamento tem potencial de prevenir e amenizar infecções por coronavírus, além de ser um remédio seguro, que já é amplamente usado”, afirma o prefeito Volnei Morastoni.

A intenção é tratar aproximadamente 100 mil pessoas. Para isso, uma equipe de saúde fará a dispensação da ivermectina em estrutura montada no Centreventos. Os moradores que não apresentam sintomas e têm interesse em fazer o tratamento preventivo poderão procurar o local a partir desta terça-feira (7), das 8h às 20h.

Além do Centreventos, o medicamento também poderá ser recomendado nas unidades básicas e especializadas de saúde da cidade, conforme indicação e critério médico. “A ivermectina tem que ser utilizada em três doses, sendo uma a cada 15 dias com o objetivo de manter o nível plasmático do medicamento no organismo da pessoa durante os próximos meses da pandemia”, explica o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

O remédio é contraindicado para pacientes alérgicos a algum dos componentes da fórmula; com meningite ou outras afecções do Sistema Nervoso Central; e por crianças com menos de 15 kg ou menores de 5 anos.

Itajaí já registrou 2.113 casos de coronavírus, dos quais 41 vieram a óbito.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul