Prefeitura de Indaial nega risco momentâneo de surto de meningite no município

Foto Miriam Zomer/Agência AL

Por: Giulia Venutti

25/07/2019 - 11:07 - Atualizada em: 25/07/2019 - 11:16

Nos últimos dias, o Hospital Beatriz Ramos confirmou um caso e diagnosticou outras três suspeitas de meningite em Indaial. Apesar disso, a Secretaria de Saúde afirma que até o momento não há risco de surto da doença no município.

“Para caracterizar um surto, deve-se considerar a incidência maior do que dez casos para 100 mil habitantes (em municípios maiores que 30 mil habitantes) e a ocorrência de pelo menos três casos com cultura positiva para o mesmo sorogrupo”, explica o secretário da pasta, Alexandre Dalabrida.

A orientação é de que um hospital seja procurado prioritariamente nos casos de urgência e emergência. Em caso de necessidade de atendimento ambulatorial, a população deve procurar as unidades básicas de saúde durante o dia, e o Pronto Atendimento do Sais, no bairro Tapajós, das 18h às 23h45.

O que é meningite?

A meningite é um processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), que pode ser causado por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.

Quais são os sintomas?

Os sintomas de meningite mais prevalentes são febre alta, vômitos, dor e rigidez da nuca, confusão mental ou comportamental e convulsões. Deve-se procurar atendimento médico imediato caso os sintomas sejam observados.

Quer receber as notícias no WhatsApp?