Um novo medicamento de prevenção à infecção pelo HIV está disponível gratuitamente no Ambulatório de Infectologia da Secretaria de Saúde de Indaial. Trata-se da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV), um comprimido que impede que o vírus causador da Aids infecte o organismo antes de a pessoa ter contato com o HIV.

A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina), que bloqueiam alguns “caminhos” usados pelo HIV para infectar o organismo. Se for tomado diariamente, a medicação pode impedir que o vírus se estabeleça e se espalhe no corpo. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente do medicamento na corrente sanguínea para bloqueá-lo.

Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, essa medicação está disponível apenas para os grupos de risco: homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, transexuais, casais soro discordantes (quando um tem o vírus e o outro não) e para quem faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) e apresenta episódios frequentes de infecções sexualmente transmissíveis.

“É importante esclarecer que a PrEP não protege de outras infecções sexualmente transmissíveis, tais como sífilis, clamídia, gonorréia e hepatite. Portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção, como a camisinha”, enfatiza a coordenadora do órgão, Sabrina de Vargas Souza.

Quem está em um desses grupos e tem interesse em fazer uso da PrEP deve procurar o Ambulatório de Infectologia, localizado na rua São Francisco, 250, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou entrar em contato pelo telefone (47) 3317-2107.

Quer receber as notícias no WhatsApp?