Resumo da notícia

  • Uso dos chuveiros nas praias de Florianópolis está sendo cobrado desde o último fim de semana
  • Para usá-los é preciso baixar um aplicativo e comprar créditos
  • Mudança foi implementada para evitar o desperdício de água

 

A prefeitura de Florianópolis implementou uma mudança para evitar o desperdício de água nesta temporada de verão. Desde o último fim de semana, 40 chuveiros distribuídos pelas praias da cidade só podem ser usados mediante pagamento de tarifa.

Dessa forma, pretende-se diminuir o consumo de água após o de banho do mar, que foi considerado elevado na temporada passada.

Com a novidade, as 40 duchas foram adesivadas com um QR Code que irá habilitar os banhistas a usá-las. Para conseguir acionar o chuveiro, é preciso baixar o aplicativo GoPlace, lançado pela prefeitura, que fará a leitura do código e permitirá a 'chuveirada'. O app já está disponível para iOS e Android.

Como funciona

O usuário poderá comprar créditos que darão a ele o direito de usar os chuveiros. Cada crédito custa R$ 1 e permite 1 minuto de banho.

Ao realizar o cadastro no aplicativo, o banhista já ganha gratuitamente 10 créditos de bônus para usar as duchas. Quando eles acabarem, será preciso adquirir outros para as próximas 'chuveiradas'.

Onde estão os chuveiros

Centro

Beira-Mar Norte - na avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos (em frente à rua Altamiro Guimarães e em frente à Praça Portugal, próximo ao trapiche).

Prainha - na avenida Governador Gustavo Richard (próximo à Arena City Park).

Sul da Ilha

Praia Da Tapera - na rua da Praia.

Pântano Do Sul - na rua Joaquim Neves (em frente ao Restaurante Arantes).

Praia Dos Açores - na rua Osni Régis (próximo ao posto salva-vidas).

Praia Da Armação - na avenida Antônio Borges Dos Santos (embaixo do deck de acesso à praia).

Praia Do Campeche - na avenida Pequeno Príncipe (em ambos os lados da rampa de acesso à praia).

Leste

Lagoa - na avenida das Rendeiras (ao lado das quadras de beach volley, em frente ao restaurante Saragaço e em frente ao Floripa Sup Club).

Praia Da Joaquina - na avenida Prefeito Acácio São Thiago (ao Lado do acesso principal da praia).

Barra Da Lagoa I - na rua Amaro Coelho (no acesso principal ao lado do posto policial), na rua Angelina Joaquim Dos Santos (no acesso à praia) e na rua Aconchego Do Mar – que é a rua do Projeto Tamar – (ao lado do posto salva-vidas).

Praia do Moçambique - na rodovia João Gualberto Soares (no acesso à praia).

Norte da Ilha

Ingleses Gaivotas - na rua Das Gaivotas (no acesso em frente à rua Dante Patta, no acesso em frente à rua Abel A. C. Júnior e no fim da rua, ao lado do posto salva-vidas).

Praia Do Santinho - na rua Raul Pereira Caldas (ao lado do posto salva vidas).

Praia Brava - na avenida Tom Traugott Wildi (no calçadão da praia e ao lado do Beach Club Le Bar Baron), na rua Sinézio Duarte (ao lado do posto salva-vidas), na rua Antônio Jorge Salum (ao lado da rampa de acesso à praia)

Praia Da Lagoinha - na estrada Jaime De Arruda Ramos (em frente ao estacionamento de acesso à praia).

Ponta Das Canas - na rua Dep. Fernando Viegas (em frente ao restaurante Mira e em frente ao restaurante Ocean House).

Cachoeira do Bom Jesus - na rua do Paraíso (no acesso à praia).

Praia De Canasvieiras I - na rua Antenor Borges (em frente ao trapiche das escunas), no entroncamento das ruas Antenor Borges e Manoel Machado Moura e no entroncamento das ruas Antenor Borges e Vidal Ramos Neto.

Jurerê Tradicional - na rodovia Jornalista Maurício Sirotski Sobrinho.

Jurerê Internacional - na rua das Algas (ao lado do Restaurante Acqua Plag), na avenida Dos Merlins, na avenida Dos Salmões, na avenida Das Lagostas e na avenida Dos Búzios).

Praia Do Forte - na servidão José Cardoso de Oliveira.

Praia Da Daniela - na rua Recanto Das Margaridas.