Prefeitura de Florianópolis orienta população a seguir todas as medidas sanitárias para visitação em cemitérios

Foto Arquivo OCP News

Por: Ewaldo Willerding Neto

29/10/2020 - 16:10 - Atualizada em: 29/10/2020 - 16:13

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária informa que durante o feriado de finados, na segunda-feira (2), e todo o final de semana as medidas de fiscalização de cumprimento sanitário serão ampliadas na cidade.

As equipes da Vigilância Sanitária atuarão em pontos simultâneos da cidade e em conjunto com a Guarda Municipal para garantir que não haja aglomerações por conta do novo coronavírus.

Confira as orientações

  • Uso de máscaras sem permissão de entrada sem a mesma;
  • Distanciamento social de 1,5 metros entre todas as pessoas;
  • Recomenda-se que pessoas com mais de 60 anos ou que sejam de grupo de risco não compareçam aos cemitérios;
  • Cultos e celebrações devem ser realizadas preferencialmente ao ar livre. Caso ocorram nos templos religiosos deverá ser respeitada a capacidade de ocupação de 50% dos espaços, mantendo o ambiente ventilado naturalmente, com uso obrigatório de máscaras por todos os participantes e garantido o distanciamento social de 1,5 metros entre todas as pessoas;
  • O comércio ambulante no entorno dos cemitérios não deve estimular a aglomeração de pessoas, devendo organizar suas filas de modo a garantir o distanciamento social de 1,5 metros de distância entre todas as pessoas;
  • Recomenda-se a permanência pelo menor tempo possível no cemitério para prestar homenagens;
  • Devem ser disponibilizados locais para higienização das mãos, com água corrente, sabonete líquido e papel toalha e/ou dispensers com álcool 70% em locais de fácil acesso.

Todas essas medidas já estão contidas em decretos municipais vigentes, a Vigilância apenas orienta a importância de que os mesmos continuem sendo seguidos. No dia 2, a equipe de fiscalização do órgão irá acompanhar a execução dos protocolos nos principais cemitérios, bem como a Guarda Municipal de Florianópolis.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp