Prefeitura de Florianópolis identifica lançamento de esgoto na rede pluvial em blitz no Campeche

Fiscalização do Se Liga Na Rede continua no Campeche até quarta-feira (07) | Foto PMF/Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

06/11/2018 - 06:11

A Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) retomou na manhã desta segunda-feira (05) a Blitz Se Liga Na Rede no Campeche. Fiscais da Vigilância em Saúde e equipes técnicas do Programa Floripa Se Liga Na Rede e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) fiscalizaram quatro imóveis de três ruas na localidade conhecida por Novo Campeche.

Na região, que não possui rede coletora em operação, o trabalho focou em avaliar os sistemas individuais de tratamento de esgoto. Um edifício e dois condomínios apresentaram irregularidades. Em um residencial, o responsável será intimado pelos órgãos sanitário e ambiental por meio da base de dados do cadastro imobiliário da PMF.

Uma dificuldade encontrada pelas equipes foi a obstrução da boca de lobo | Foto PMF/Divulgação

A situação mais complicada do dia foi encontrada na Rua Nivaldo Dias, onde foi identificado o lançamento de efluentes na rede pluvial. Foi lavrado o auto de intimação pela Vigilância Sanitária, que solicitou a apresentação do Habite-se Sanitário. Atendendo a uma denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), os fiscais identificaram infiltração no sistema de tratamento de um condomínio na Rua Nicolau João de Abreu.

Foi solicitado ao responsável que apresente a licença para o projeto de adequação, além da aprovação da alteração do projeto hidrossanitário e Habite-se Sanitário junto à Vigilância em Saúde. Um terceiro imóvel, um residencial localizado na Rua Otávio Cruz, apresentou problemas de infiltração nas caixas de gordura e passagem de esgoto. Denunciado por moradores locais, o proprietário foi intimado a corrigir os problemas.

Para realizar a devida verificação, foi quebrada a calçada | Foto PMF/Divulgação

Uma dificuldade encontrada pelas equipes foi a obstrução da boca de lobo, que estava concretada e impedia a fiscalização. Para realizar a devida verificação, foi quebrada a calçada para que o caminhão de hidrojato da intendência pudesse dragar o material concentrado no poço.

Em quatro semanas de blitz, foram fiscalizados um shopping, oito edifícios, catorze condomínios, seis residências e dois estabelecimentos comerciais. Dos 31 imóveis visitados, apenas dois estavam em situação regular. Os demais tiveram processo administrativo aberto na Vigilância Sanitária e/ou Floram.

Os fiscais identificaram infiltração no sistema de tratamento de um condomínio | Foto PMF/Divulgação

A Blitz Se Liga Na Rede continua no Campeche até quarta-feira (07), sempre das 8h às 13h. O ponto para encontro das equipes nesta terça-feira será na Avenida Pequeno Príncipe, próximo ao Posto de Saúde. Os imóveis fiscalizados nesta ação da Prefeitura Municipal de Florianópolis são escolhidos conforme histórico de denúncias e irregularidades contidos no banco de dados dos órgãos sanitário e ambiental e Casan.

Serviço Blitz Se Liga Na Rede

O quê: Fiscalização de imóveis com histórico de irregularidades na rede de esgoto;

Onde: Campeche;

Quando: De segunda (05) à quarta-feira (07), das 8h às 13h;

Quem: Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Vigilância em Saúde, Floram, Programa Floripa Se Liga Na Rede, e Casan.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?