Prefeitura de Florianópolis e Casan trabalham para atender moradores e recuperar área atingida na Lagoa da Conceição

Equipes da Casan dão apoio aos moradores da área atingida | Foto Divulgação/Casan

Por: Ewaldo Willerding Neto

27/01/2021 - 08:01

Os moradores da Servidão Luis Manoel Duarte estão recebendo cuidados de uma força-tarefa da Casan para a limpeza de casas e recuperação da via atingida pelo rompimento de lagoa artificial que recebe o efluente tratado do Sistema de Esgotamento Sanitário da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. A lagoa artificial chegou a seu nível máximo em função do excesso de chuvas das últimas semanas.

O trabalho inclui cadastramento e orientação às famílias que tiveram danos materiais, para que o ressarcimento seja providenciado. A Companhia também disponibiliza o número (48) 98425-2743 para atendimento.

As residências e ruas estão sendo limpas com auxílio de trabalhadores da Casan e Kits limpeza estão sendo entregues aos moradores, assim como copos de água. Estão também sendo recuperadas as redes de drenagem na região e reforçados os sistemas de bombeamento de esgoto.

 

Kits limpeza estão sendo entregues aos moradores | Foto Divulgação/Casan

 

Com possibilidade de continuidade de chuvas neste que é considerado o janeiro mais chuvoso dos últimos três anos (apenas na última semana foram mais de 380 milímetros na Grande Florianópolis, sendo o esperado para todo o mês cerca de 250 milímetros), a Companhia também providenciou contenção do ponto da lagoa artificial rompida pela força da água.

Ainda conforme a Casa, a Estação de Tratamento não foi afetada e permanece em operação plena.

 

Reconstrução das áreas destruídas

 

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, continua as obras de recuperação das estruturas viárias danificadas da Avenida das Rendeiras e das ruas perpendiculares afetadas pelas fortes chuvas e rompimento da lagoa artificial da Casan.

São feitos serviços de limpeza geral da pista e da estrutura de drenagem, que receberá melhorias, além da reconstrução das calçadas. Serão construídas ainda, duas linhas de drenagem pluvial que vão “cortar” a Avenida para ampliar a capacidade de escoamento das águas para que não se acumulem e espalhem pelas pistas durante o período de chuvas.

 

Equipes da Secretaria de Infraestrutura trabalham na recuperação da Avenida das Rendeiras e ruas próximas | Foto Divulgação/PMF

Cerca de 30 pessoas estão atuando nas obras de reconstrução. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em aproximadamente, três semanas. As obras de revitalização da Avenida das Rendeiras que estavam sendo feitas não foram prejudicadas pela ocorrência.

As equipes ainda farão um levantamento topográfico para identificar onde houve danos à infraestrutura como a destruição de muros, do sistema de drenagem e do calçamento da rua onde ocorreu o maior represamento.

 

A previsão da prefeitura da Capital é de que os serviços sejam concluídos em aproximadamente três semanas | Foto Divulgação/PMF

 

Após a trégua da chuva e estabilização do solo, a Prefeitura de Florianópolis deve iniciar o levantamento geral de todas as localidades afetadas pra reconstruir gradualmente.

Em casos que demandam serviços emergenciais, a população pode ajudar, encaminhando a demanda à intendência da administração municipal presente nos bairros, por telefone ou diretamente com os colaboradores. A listagem com os contatos podem ser acessados neste link.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp