Prefeitura de Florianópolis autoriza retorno de academias, shoppings e galerias

 

Em conjunto com entidades de segmentos, a Secretaria de Saúde de Florianópolis construiu um novo protocolo para academias, shoppings e galerias funcionarem na cidade. As novas regras incluem um programa de testagem por amostragem, que será feito em parceria com o “Floripa Sustentável”, onde a prefeitura vai fornecer os testes e a entidade os profissionais de saúde.

“Queremos ter um inquérito sorológico de cada setor, identificar profissionais contaminados assintomáticos e isolar rapidamente. Dessa forma, conseguimos manter o estabelecimento aberto com mais segurança”, explica o prefeito Gean Loureiro.

Além da testagem, que será feita conforme cronograma estipulado com os setores, novas regras também vão passar a valer a partir desta terça-feira, 30 de junho, como a obrigatoriedade do uso de QRCode para clientes, triagem de sintomáticos com formulário específico e procedimentos de desinfecção mais rigorosos.

Nesta terça-feira (30), a equipe técnica do município também se reúne com restaurantes para definir a data de retorno.

Confira a nota do prefeito

“A partir desta semana teremos o retorno das atividades suspensas no dia 24, obedecendo uma nova série de regras e protocolos, além de um cronograma de execução do inquérito sorológico dos trabalhadores destas áreas. O retorno neste momento não é o ideal, seria necessário aguardar mais tempo. Mas, seguramos até onde foi possível e aceitável para garantir a obediência civil.

Estabelecimentos fechados novamente não suportam mais as contas e nem manter empregados, além de ver seus clientes indo para a cidade vizinha consumir. E, infelizmente, esse foi um efeito indesejado: as pessoas continuam frequentando bares, restaurantes, shoppings, academias, nas cidades vizinhas. Desta forma, estamos prejudicando as nossas empresas e colhendo pouco isolamento. Não faço julgamentos em relação às atitudes das cidades vizinhas, porque sei que todos os prefeitos estão lutando para achar um equilíbrio entre a saúde e a economia. Ambos são essenciais.

Também não vi, por parte do Governo do Estado, nenhum esboço sobre a necessidade de isolamento em Florianópolis, mesmo com mais de 80% de ocupação dos leitos. E já que os leitos hospitalares são de responsabilidade do Governo do Estado, e o Estado está permitindo as liberações, quero crer que ele saiba o que está fazendo. Por nossa parte, minha e de minha equipe de saúde, que está trabalhando incansavelmente, vamos seguir firmes, cuidado impecavelmente do que nos cabe: a saúde básica, a prevenção, o controle e isolamentos de infectados, o serviço de telemedicina que tem sido referência para o Brasil.

Iniciamos a disponibilidade de hotéis para quem não consegue se isolar da família em casa, estamos contratando mais auxiliares de fiscais para manter as regras cumpridas e vamos iniciar um novo serviço inteligente de monitoramento dos casos infectados para garantir que não estejam na rua contaminando outros.

Em uma semana com fechamento, ganhamos um respiro nesse crescimento do contágio, que devemos colher nos próximos dias. Mas ainda estamos longe de vencer essa guerra. Vamos trabalhar para que esse novo “pacto” com os setores, possa trazer ainda mais segurança para todos e garantir que permaneçam abertos gerando empregos e renda”.

Gean Loureiro

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp