O prefeito interino de Florianópolis Roberto Katumi Oda e o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira assinaram, nesta segunda-feira (23), ordens de serviço para reformas dos núcleos de educação infantil municipal (NEIM’s) Vicentina Maria da Costa Laurindo (Vargem Pequena) e Marcelino Barcelos Dutra (Ribeirão da Ilha) e da Escola Batista Pereira (Alto Ribeirão).

As obras devem durar em torno de trinta dias para serem finalizadas.

Também foram apresentados ao prefeito interino o projeto de reforma do NEIM Pântano do Sul (Pântano do Sul), o novo  projeto para retomada de  construção da Escola de Ponta das Canas (Ponta das Canas) e o Relatório de Monitoramento do Plano Municipal de Educação.

No NEIM Vicentina Maria da Costa Laurindo, será feita toda pintura da unidade, manutenção do telhado, ampliação da sala do depósito, correção de fissuras e rachaduras em apredes, cobertura do toldo de entrada do núcleo, colocação de grade lateral e retirada de caixas de gordura de dentro do refeitório.

No NEIM Marcelino Barcelos Dutra será feita uma revisão do telhado e da calha do refeitório, pinturas no corredor, refeitório, sala da supervisão e em salas de atendimento dos grupos de crianças de até dois anos (G1 e G2), colocação de forro PVC e de forras de portas, colocação de pastilhas e vidros,  impermeabilização de laje, instalação de interruptor para o portão eletrônico, troca de fechaduras.

Na reforma da Escola Batista Pereira, constam a colocação de parte da cobertura sobre a escadaria que leva ao 2° pavimento, colocação da cobertura da passarela de acesso ao ginásio, pintura do corredor de acesso à escola e pintura das salas de aula de Matemática, Ciências e Geografia.

“Quando assumimos, tínhamos muito a fazer, pois muitas das nossas unidades estavam com a infraestrutura bastante debilitada. Começamos a fazer um estudo, priorizar”, salienta o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.

Pântano do Sul

O Núcleo de Educação Infantil Municipal Pântano do Sul ganhará um novo prédio para atender de 50 a 80 crianças. Com risco para os pequenos e profissionais da educação, o antigo foi interditado no início do ano passado por ter rupturas nas paredes.

A comunidade terá à disposição um empreendimento com duas salas de atendimento, refeitório, cozinha e sala de direção.

Os projetos arquitetônico, hidrossanitário e preventivo contra incêndio encontram-se, respectivamente, para avaliação na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.

Ponta das Canas

fachada da nova escola de Ponta das Canas | Ilustração/PMF

As obras da nova escola de Ponta das Canas serão retomadas. Num terreno de 19.636 metros quadrados, a unidade terá cinco blocos. No primeiro estarão as salas de música, dança, arte, administração, biblioteca e auditório, enquanto no segundo bloco ficarão o pátio coberto, refeitório, cozinha e laboratório de Ciências.

As 12 salas de aula foram projetadas para o terceiro bloco, a quadra poliesportiva coberta para o quarto e a guarita para o quinto bloco.

A escola, com 3.783 metros quadrados de área construída, terá ainda uma quadra poliesportiva descoberta. Numa parceria com o governo do Estado, as obras tinham começado em maio de 2014, mas, pararam em julho de 2016.  Em breve, será iniciado o processo licitatório para a retomada dos trabalhos.

Relatório de Monitoramento do PME

O Relatório de Monitoramento do Plano Municipal de Educação é um documento indicado para acompanhar o processo de desenvolvimento das metas proposta no PME. Através do Relatório é possível apurar as estratégias e ações propostas por todo sistema de educação do município para que o PME tenha suas metas concretizadas até 2025.

Atos

1 - Assinatura da Ordem de Serviço para Reformas no NEIM Vicentina Maria da Costa Laurindo

  • Pintura de toda unidade
  • Manutenção geral do telhado
  • Ampliação da sala do depósito
  • Correção de fissuras e rachaduras em paredes
  • Cobertura do toldo da entrada escola
  • Colocação da grade lateral de 20m comprimento por 1,20m de altura
  • Retirada das caixas de gordura de dentro do refeitório

2 - Assinatura da Ordem de Serviço para Reformas no NEIM Marcelino Barcelos Dutra

  • Revisão de todo o telhado
  • Apropriação da calha do refeitório
  • Pintura do corredor
  • Pintura do refeitório
  • Pintura das salas G1 e G2
  • Pintura e colocação de forro pvc na sala da supervisão
  • Impermeabilização da laje sobre o Hall de acesso às salas do G1 e G2
  • Colocação de pastilhas e vidros nas paredes das salas G1 e G2
  • Instalação de um interruptor para o portão eletrônico
  • Colocação de forras de portas
  • Troca de fechaduras
  • Serviços de solda elétrica

3 - Assinatura da Ordem de Serviço para Reformas na Escola Batista Pereira

  • Colocação de parte da cobertura sobre a escadaria de acesso ao 2° pavimento
  • Colocação da cobertura da passarela de acesso ao ginásio
  • Pintura do corredor de acesso à escola
  • Pintura das salas de aula de Matemática, Ciências e Geografia.

4 - Entrega do Projeto de Reforma do NEIM Pântano do Sul

. Antigo prédio será demolido

. Será construído um novo prédio

. Com duas salas de atendimento, refeitório, cozinha, sala de direção

. Os projetos arquitetônico, hidrossanitário e preventivo contra incêndio encontram-se, respectivamente, para avaliação na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros

5 - Entrega do Projeto Construção da Escola de Ponta das Canas para retomada das obras

. Unidade terá cinco blocos

. Primeiro bloco: salas de música, dança, arte, administração, biblioteca, auditório

. Segundo bloco: pátio coberto, refeitório, cozinha e laboratório de  Ciências

. Terceiro bloco: 12 salas de aula

. Quarto bloco: quadra poliesportiva coberta

. Quinto bloco: guarita

. Terreno: 19.636 metros quadrados de área

. Escola: 3.783 metros quadrados de área construída

6- Entrega de Relatório de Monitoramento do Plano Municipal de Educação

Válido por 10 anos (2015-2025), o Plano Municipal de Educação (PME) é o principal instrumento norteador para  área em Florianópolis nas redes pública e privada.

O PME está estruturado em 20 metas, em sua maioria similares ao documento nacional, para qualificar cada vez mais a educação da capital catarinense. Inclui temáticas referentes à educação infantil; fundamental; educação de jovens, adultos e idosos; ensino médio; ensino superior; educação especial; assim como questões étnico-raciais.

O Relatório de Monitoramento do Plano Municipal de Educação é um documento indicado para acompanhar o processo de desenvolvimento das metas proposta no PME. Através do Relatório é possível apurar as estratégias e ações propostas por todo sistema de educação do município para que o PME tenha suas metas concretizadas até 2025.