Coleta seletiva de lixo é ampliada em Florianópolis

Coleta seletiva passou a ser feita já nesta quinta-feira (14) na porta de 150 domicílios | Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

14/02/2019 - 15:02 - Atualizada em: 14/02/2019 - 15:31

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, informa que está ampliando a coleta seletiva de porta em porta para mais 220 domicílios de Florianópolis. A expansão atende a Costa de Dentro, Solidão, Rio Tavares e Canasvieiras. Em dezembro, o serviço já havia sido expandido para 150 residências da Lagoinha do Norte.

Expansão do serviço atende a Costa de Dentro, Solidão, Rio Tavares e Canasvieiras | Foto Divulgação

A coleta seletiva da Comcap recolhe materiais recicláveis secos (papel, plástico, vidro e metal) em todos os bairros de Florianópolis. Mais de dois terços dos domicílios são atendidos pelo sistema de porta em porta e o restante por rua geral, depósito comunitário ou entrega voluntária.

“Vamos dobrar os resultados da coleta seletiva até o final do ano. Estamos investindo em equipamentos que possam levar a seletiva a toda cidade, até os locais de mais difícil acesso”, afirma o presidente Márcio Alves. Em 2018, a Comcap desviou do aterro sanitário 6% do total de resíduos coletados. A meta é que este ano, esse percentual de recuperação de resíduos ultrapasse os 10%.

Expansão da coleta seletiva

Mais de dois terços dos domicílios são atendidos pelo sistema de porta em porta | Foto Divulgação

De acordo com o gerente da Divisão de Coleta Seletiva da Comcap, Carlos Alberto Machado, a coleta seletiva passou a ser feita já nesta quinta-feira (14) na porta de 150 domicílios da Costa de Dentro, Rua Lauro Mendes e na Servidão Mem de Sá, na Rua João Coelho da Costa, em Canasvieiras, e na Rua Inério Joaquim da Silva, na praia da Solidão.

Nas próximas semanas, também serão atendidas 70 residências situadas na nas servidões Recanto do Sabiá, das Garças e Aracuã e na Rua Arapongas, no Rio Tavares.

Antes da implantação do serviço, os moradores são comunicados e sensibilizados pela Divisão de Gestão Ambiental da Comcap.

A coleta seletiva da Comcap recolhe materiais recicláveis secos (papel, plástico, vidro e metal) em todos os bairros de Florianópolis | Foto Divulgação

Enxergue o lixo com outros olhos, recicle seus hábitos!

  • Separe o vidro dos demais recicláveis secos, mesmo para a coleta seletiva da Comcap. Se estiver quebrado, corte uma garrafa pet e acondicione os cacos para evitar acidentes.
  • Leve as embalagens de vidro aos pontos de entrega voluntária (PEVs) ou Ecopontos da Comcap.
  • Disponha para a coleta convencional da Comcap só o que é rejeito, aquilo que não tem jeito, como lixo sanitário.
  • Valorize os resíduos orgânicos (restos de comida e de podas) destinando-os à compostagem.
  • Cocô de cachorro não é lixo, é dejeto, deve ser dispensado no vaso sanitário. Canis devem ser ligados à rede de esgoto sanitário.
  • Cuide para não estacionar, nem permita que estacionem, em local que dificulte ou impeça a movimentação dos caminhões da Comcap no dia de coleta.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.