Coleta seletiva de lixo é ampliada em Florianópolis

Coleta seletiva passou a ser feita já nesta quinta-feira (14) na porta de 150 domicílios | Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

14/02/2019 - 15:02 - Atualizada em: 14/02/2019 - 15:31

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, informa que está ampliando a coleta seletiva de porta em porta para mais 220 domicílios de Florianópolis. A expansão atende a Costa de Dentro, Solidão, Rio Tavares e Canasvieiras. Em dezembro, o serviço já havia sido expandido para 150 residências da Lagoinha do Norte.

Expansão do serviço atende a Costa de Dentro, Solidão, Rio Tavares e Canasvieiras | Foto Divulgação

A coleta seletiva da Comcap recolhe materiais recicláveis secos (papel, plástico, vidro e metal) em todos os bairros de Florianópolis. Mais de dois terços dos domicílios são atendidos pelo sistema de porta em porta e o restante por rua geral, depósito comunitário ou entrega voluntária.

“Vamos dobrar os resultados da coleta seletiva até o final do ano. Estamos investindo em equipamentos que possam levar a seletiva a toda cidade, até os locais de mais difícil acesso”, afirma o presidente Márcio Alves. Em 2018, a Comcap desviou do aterro sanitário 6% do total de resíduos coletados. A meta é que este ano, esse percentual de recuperação de resíduos ultrapasse os 10%.

Expansão da coleta seletiva

Mais de dois terços dos domicílios são atendidos pelo sistema de porta em porta | Foto Divulgação

De acordo com o gerente da Divisão de Coleta Seletiva da Comcap, Carlos Alberto Machado, a coleta seletiva passou a ser feita já nesta quinta-feira (14) na porta de 150 domicílios da Costa de Dentro, Rua Lauro Mendes e na Servidão Mem de Sá, na Rua João Coelho da Costa, em Canasvieiras, e na Rua Inério Joaquim da Silva, na praia da Solidão.

Nas próximas semanas, também serão atendidas 70 residências situadas na nas servidões Recanto do Sabiá, das Garças e Aracuã e na Rua Arapongas, no Rio Tavares.

Antes da implantação do serviço, os moradores são comunicados e sensibilizados pela Divisão de Gestão Ambiental da Comcap.

A coleta seletiva da Comcap recolhe materiais recicláveis secos (papel, plástico, vidro e metal) em todos os bairros de Florianópolis | Foto Divulgação

Enxergue o lixo com outros olhos, recicle seus hábitos!

  • Separe o vidro dos demais recicláveis secos, mesmo para a coleta seletiva da Comcap. Se estiver quebrado, corte uma garrafa pet e acondicione os cacos para evitar acidentes.
  • Leve as embalagens de vidro aos pontos de entrega voluntária (PEVs) ou Ecopontos da Comcap.
  • Disponha para a coleta convencional da Comcap só o que é rejeito, aquilo que não tem jeito, como lixo sanitário.
  • Valorize os resíduos orgânicos (restos de comida e de podas) destinando-os à compostagem.
  • Cocô de cachorro não é lixo, é dejeto, deve ser dispensado no vaso sanitário. Canis devem ser ligados à rede de esgoto sanitário.
  • Cuide para não estacionar, nem permita que estacionem, em local que dificulte ou impeça a movimentação dos caminhões da Comcap no dia de coleta.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?