Os moradores que trafegam pela Avenida Santos Dumont, nas proximidades do Teatro Municipal Elias Angeloni, podem perceber as melhorias realizadas pela Prefeitura de Criciúma. Há quatro meses, a Administração Municipal executa as obras de implantação do sistema binário que visa melhorar o trânsito de veículos e pedestres no bairro São Luiz. A etapa inicial das obras consiste na ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais.

Responsável pelos serviços, a empresa Confer Construtora Fernandes começou os trabalhos de microdrenagem e macrodrenagem na Avenida Santos Dumont. "A Confer está implantando peças de concreto pré-moldadas para melhorar o escoamento das águas. As obras iniciaram em frente ao Ginásio Municipal, em direção à Avenida Santos Dumont, e vão seguir até o cruzamento da avenida com a rua Nilo Peçanha e a rótula do bairro São Luiz", explica a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski. "Essa galeria pluvial será ligada a outro canal, que passa pela rua Nilo Peçanha, pela Avenida Carlos Pinto Sampaio e termina na rua Raymundo Pucher", complementa.

No trecho entre o Teatro Municipal Elias Angeloni e a rua Giácomo Sônego Neto, no bairro Pinheirinho, além de implantar tubos de drenagem, a Confer iniciou as obras de alargamento da avenida. A via será duplicada e contará com quatro faixas, sendo duas no sentido São Luiz/Pinheirinho e duas no sentido Pinheirinho/São Luiz, no trecho entre a Avenida Centenário e a rua Pinheiro Machado. A Avenida Santos Dumont contará calçadas e ciclovias.

O investimento para promover as melhorias é de R$ 32.433.128,48. O recurso foi garantido através de operação de crédito externo firmada junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), no valor de US$ 17,2 milhões. "A Confer tem 30 meses para concluir a primeira etapa da implantação desta grande obra, que vai melhorar a infraestrutura viária e a mobilidade urbana no bairro São Luiz", conta a secretária. Os trabalhos incluem, ainda, a pavimentação e a urbanização da Avenida Carlos Pinto Sampaio e da rua Fioravante Benedet, que foi contemplada com as obras de pavimentação asfáltica. A Avenida Imigrantes Poloneses, entre a rua Fioravante Benedet e a Rodovia Luiz Rosso, será renovada.