Na próxima quinta-feira, dia 17, às 14h, o prefeito Mário Hildebrandt assina o Acordo de Cooperação Técnica nº 07/2021, que estabelece parceria entre a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria de Educação (Semed). O objetivo é a implantação do projeto “Rede de Segurança Escolar” nas Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal, durante o ano letivo de 2022. A proposta é ampliar as ações da PMSC junto à comunidade escolar, prestando serviços de apoio e de consultoria de segurança escolar.

Os últimos detalhes da parceria foram acertados em reunião realizada nas dependências da Semed, na última quarta-feira, dia 9, que contou com a presença da secretária de Educação Patrícia Lueders, do Major Rafael Batista dos Santos e do tenente-coronel Márcio Alberto Filippi.

Neste acordo de cooperação, a Secretaria de Educação irá trabalhar conjuntamente para proporcionar uma conexão entre os estudantes e os profissionais da educação com a PMSC, além de acompanhar as atividades através da coordenação pedagógica. Em contrapartida, a Policia Militar fará o policiamento escolar, treinamentos de segurança para profissionais de educação, visitas e Vistorias Preventivas Escolares (VPE), reuniões, palestras, atendimentos de ocorrências e campanhas educativas.

Para a secretária de Educação, Patrícia Lueders, “O projeto Rede de Segurança Escolar possibilita mais segurança para as Instituições de Ensino, aprimora nos nossos estudantes noções de civismos e cidadania, além de melhorar a autoestima e estimular as boas condutas, o respeito e o cuidado com o patrimônio público”, afirma.

O tenente-coronel, Márcio Alberto Filippi, comandante do 10º Batalhão da Policia Militar, ressalta a importância desta parceria. “Acreditamos na importância da aproximação da Polícia Militar com a sociedade por meio de parcerias em diversas frentes, que promovam o desenvolvimento no ambiente estudantil, bem como o aprimoramento das relações da PMSC com a comunidade escolar e dos alunos em seu aspecto comportamental. Ações como essa refletem positivamente na coletividade e, consequentemente, na segurança pública de todo o município", reitera.

O projeto Rede de Segurança Escolar é desenvolvido pela PMSC, e tem o objetivo de ampliar ações da PMSC junto à comunidade escolar, prestando serviços de apoio e de consultoria de segurança escolar, de assessoramento e atendimento com base em aspectos estruturais e não estruturais das Unidades de Ensino.

O programa é aplicado em duas etapas: a primeira, com o propósito de criar e fortalecer vínculos junto à comunidade escolar, e a segunda, de prestar consultoria com base nas estratégias de prevenção situacional e prevenção através do desenho urbano.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.