Prefeitura de Blumenau amplia horário de vacinação contra o sarampo

Foto Arquivo/OCP News

Por: Felipe Elias

09/10/2019 - 15:10 - Atualizada em: 09/10/2019 - 15:57

Até o dia 18 de outubro, as salas de vacinação dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau vão funcionar com horário estendido para imunização contra o sarampo. No período, o serviço passa a ser disponibilizado das 8h às 20h, e não até as 18h como ocorre normalmente.

Blumenau tem pouco mais de 7,3 mil crianças que precisam ser vacinadas nesta primeira etapa da campanha do Ministério da Saúde, de acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive). Para a atualização, é importante ter em mãos a carteira de vacinação.

“O objetivo dessa ampliação no funcionamento das salas de vacina dos AGs é proporcionarmos aos pais mais tempo além do horário de trabalho deles, para que possam levar seus filhos para vacinar e assim garantirmos que as crianças estarão protegidas do sarampo”, reforça o secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontece nos meses de outubro e novembro para grupos diferentes. De 7 a 25 de outubro, a mobilização é voltada para crianças ainda não imunizadas de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Já entre os dias 18 e 30 de novembro, será a vez dos adultos de 20 a 29 anos não vacinados providenciarem a imunização.

Blumenau não possui notificações de sarampo em 2019, e o último caso adquirido na cidade foi registrado em 1997. A Vigilância Epidemiológica do município recebeu cerca de quatro mil doses da vacina para a campanha. Desde o início do ano, o órgão já aplicou mais de 17,5 mil doses da tríplice viral, vacina que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Robô tira dúvidas sobre a vacinação

O Rotary Club de Blumenau Norte, em parceria com a Prefeitura, criou o robô da campanha de vacinação. A ferramenta é acessada via bate-papo da página do Facebook e fornece respostas sobre diversas questões envolvendo a vacinação contra o sarampo, a febre a amarela e a poliomielite. Além de informações sobre as vacinas, o público da campanha e contraindicações, é possível consultar as unidades de saúde com sala de vacinação em Blumenau.

Quer receber as notícias no WhatsApp?