Prefeitura de Blumenau afrouxa medidas de restrição e amplia funcionamento do comércio

Foto Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau

Por: Felipe Elias

05/08/2020 - 18:08 - Atualizada em: 05/08/2020 - 20:08

À beira dos 10 mil casos e 70 mortes por coronavírus, a Prefeitura de Blumenau anunciou o afrouxamento das medidas de isolamento social na cidade. A decisão foi divulgada pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), que alegou melhora do cenário em relação às últimas semanas para flexibilizar as normas.

A partir desta quinta-feira (6), o comércio em geral, incluindo shoppings e galerias, fica autorizado a funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Excepcionalmente no próximo sábado (8), véspera do Dia dos Pais, os estabelecimentos de rua poderão abrir das 9h às 18h, e os shoppings, das 10h às 19h.

Da mesma forma, restaurantes, bares e padarias poderão atender presencialmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Neste fim de semana, também de forma extraordinária, os restaurantes terão permissão para servir clientes no local: no sábado (8), das 9h às 18h, e no domingo (9), das 10h às 16h. Os estabelecimentos devem respeitar a lotação máxima de 50% da capacidade. Já nos outros períodos, apenas com retiradas no balcão, drive-thru e delivery.

Por sua vez, as academias de ginástica poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Os salões de beleza e barbearias ficam autorizados a abrir as portas de segunda-feira a sábado, sem restrição de horário, mediante agendamento e limitação da capacidade. Os cultos e missas estão liberados para ocorrer às quartas-feiras, além de sábados (adventistas) e domingos (demais religiões).

Essas normas valem até o dia 17 de agosto, sendo que a suspensão do transporte coletivo foi prorrogada pela Prefeitura até esta data. Atividades essenciais, como mercados, farmácias e postos de gasolina, podem funcionar todos os dias.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul