A partir desta terça-feira, 27, a Prefeitura de Blumenau passa a concentrar os atendimentos relacionados ao frio intenso previsto para os próximos dias no telefone 199, da Defesa Civil. O telefone funciona 24h e até sexta-feira, 30, receberá as demandas de pessoas em situação de rua, famílias em situação de vulnerabilidade ou animais de rua que necessitam de roupas ou cobertores.

Os telefones da Abordagem Social do município (99945-9630 ou 3381-6510), assim como do Centro POP (3381-6509) também continuam recebendo demandas. O Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, explica que a intenção é facilitar e ampliar os atendimentos nesse período: “A Prefeitura já tem um trabalho bem amplo no sentido de atender as pessoas em situação de rua durante todo o ano e, até por já ter atuado dentro da Secretaria de Assistência Social, conheço de perto a realidade dessas pessoas e sei o quanto um cobertor, um teto e uma oportunidade fazem a diferença. Minha intenção ao pedir que o 199 fosse aberto a esses atendimentos nesse período de previsão de muito frio é, justamente, facilitar os pedidos de ajuda, sem esquecer e ampliando também os atendimentos aos animais. Todo tipo de vida importa e o que está ao nosso alcance enquanto cidade será feito para ajudar”.

Para as famílias em situação de vulnerabilidade, mas que possuem abrigo, o atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) prevê a entrega de roupas e cobertores. As pessoas em situação de rua podem ser encaminhadas para o Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu) ou para um dos Abrigos Provisórios. Estes emergenciais foram abertos no início da pandemia da Covid-19 e neste momento de frio intenso auxiliam para que mais pessoas possam estar acolhidas. No Centro POP o público que não adere aos serviços dos abrigos é atendido com alimentação, higiene pessoal, atendimento e acompanhamento psicossocial. Também é repassado cobertores e roupas para os usuários.

Já para os animais em situação de rua, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), por meio do Cepread, prevê a entrega de cobertores. Além de acionar o 199, a sugestão é que os moradores que identificarem animais de rua e tiverem condições, ofereçam abrigo provisório aos pets.

Doações
Roupas quentinhas, especialmente masculinas, cobertores, toucas, luvas e meias em bom estado são super bem-vindos. As doações podem ser feitas no Centro POP (Rua Clara Persuhn, 192, bairro Itoupava Seca, das 7h às 16h) ou na Semudes (Rua Engenheiro Paul Werner, 726, bairro Itoupava Seca, das 8h às 12h e das 13h às 17h).

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.