A Secretaria de Educação está em fase de aquisição de 1,7 mil Chromebooks, que serão entregues aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e às escolas.

Nos CMEIs, os equipamentos ficarão à disposição para as crianças das turmas do pré e também um por turma para berçário e maternal.

As crianças do pré ao 9º ano das escolas municipais já têm acesso a Chromebooks.

Mas para que mais alunos possam usar simultaneamente, a Secretaria de Educação explica que é necessário adquirir mais 1.008 unidades para as escolas e 700 para os CMEIs. O investimento será de cerca de R$ 4,7 milhões, por meio do consórcio Cincatarina.

A secretária de Educação Ivana Dias explica que com essa aquisição é para promover aos alunos dos prés a habilidade digital, que será imprescindível já a partir do 1º ano.

“Dessa forma, vamos equilibrar essa habilidade entre todas as turmas de pré, além de começar a introduzi-la nas turmas de berçário e maternal dos CMEIs, onde haverá sempre um Chromebook para cada turma”, ressalta Ivana.

O Chromebook é um notebook da empresa Google com o sistema operacional Chrome OS. Como o armazenamento de dados em feito nuvem. O equipamento é leve, compacto e muito mais rápido que um notebook normal. Além disso, tem integrado vários serviços da Google for Education, o que facilita o trabalho dos alunos e de todos os profissionais da educação.

Dentro deste valor de R$ 4,7 milhões também está incluída a aquisição de 42 gabinetes de recarga. O investimento aguarda a aprovação de orçamento pela Câmara de Vereadores.