A Católica SC, a PUCPR, a Prefeitura de Jaraguá do Sul e a Acijs (Associação Empresarial) firmaram parceria para realizar uma testagem da presença do novo coronavírus na cidade.

O centro universitário participa por meio da atuação no grupo científico (que conta também com cinco professores da PUCPR), como responsável pela elaboração do projeto.

A Católica fornecerá um treinamento para profissionais da Secretaria de Saúde e fará a análise e interpretação dos resultados.

A Prefeitura será responsável pelas coletas das amostras e logística do processo. Já a Acijs contribuirá diretamente com o auxílio financeiro para aquisição de kits para diagnóstico.

“As coletas serão realizadas de maio a junho, com seleção de voluntários a partir de sorteio simples, por residência, nos diferentes bairros de Jaraguá do Sul. Na casa, sortearemos um dos moradores”, explica Rafael Dutra de Armas, coordenador do projeto e professor dos cursos de biomedicina e nutrição da Católica SC.

“O corpo técnico da Católica conta com professores qualificados na área da saúde, que poderão dar um retorno importante acerca de estratégias para lidar com essa pandemia em Jaraguá do Sul”, acrescenta Rafael.

Principais objetivos da iniciativa

  • Estimar a prevalência da população de Jaraguá do Sul com anticorpos para o novo coronavírus;
  • Classificar o perfil da população infectada pela covid-19;
  • Avaliar a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo;
  • Determinar a percentagem de infecções assintomáticas ou subclínicas;
  • Determinar a letalidade da covid-19 em Jaraguá do Sul;
  • Desenvolver programas de conscientização acerca da prevenção da infecção pelo coronavírus.

 

Com informações da assessoria de imprensa

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul